Jobs to be done – desvendando o produto

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje trago pra vocês uma ferramenta para ser aplicada em empresas. Ela tem três finalidades:

Job to be done – As três finalidades

  • Ajudar a entender o propósito do produto ou serviço que sua empresa oferece;
  • Identificar de forma ampla quem são os concorrentes da empresa; e
  • Pensar em novos produtos e serviços para aquela necessidade (podendo abrir portas para novos mercados).

A atividade deve ser realizada em grupos de 3 a 5 pessoas. Serão 3 rodadas, sendo uma para cada finalidade da ferramenta. As rodadas duram 12 minutos, sendo 7 de brainstorming e 5 minutos para compartilhar o que foi feito com os outros grupos. A seguir estão os detalhes de cada etapa.

Propósito

Primeira rodada: PROPÓSITO. Nessa etapa, exploraremos o real propósito do produto/ serviço que sua empresa oferece. É importante ter em mente que as pessoas não compram produtos ou serviços; na verdade, elas compram a solução de um problema, de uma necessidade.

Ex 1: Sabão em pó – pessoas compram  porque elas querem resolver o problema delas, que é ter roupas limpas.

Ex 2: Whisky. Ele supre a necessidade de se ter status.

Selecione um produto ou serviço de sua empresa. Pense, assim como os exemplos acima, o que seu produto/ serviço soluciona? Qual a necessidade que é suprida com ele? Faça esse brainstorming em grupo por 7 minutos. Depois, compartilhe com os demais grupos o que foi discutido.

Concorrência

Segunda rodada: CONCORRÊNCIA. Essa etapa visa identificar aqueles concorrentes indiretos que não costumamos olhar atentamente.

Pense em outros produtos e serviços, não necessariamente do segmento que sua empresa atua, que solucionam os mesmos problemas e necessidades que seus produtos  suprem.

No caso do produto Whisky, por exemplo, que tem status como uma das necessidades que ele supre, podemos pensar em um carro como concorrente, pois ele supre a mesma necessidade do status que o whisky.

Essa etapa é interessante, pois nos ajuda a entender melhor que outros mercados devem ser monitorados, para não interferirem no seu negócio no futuro.

Oportunidade

Terceira rodada: OPORTUNIDADES. Nessa etapa, usamos a criatividade para explorar outros produtos e serviços, ainda não lançados no mercado, que podem suprir as necessidades encontradas na primeira rodada.

No exemplo do whisky, que outras alternativas podem suprir a necessidade de status? Pode-se se pensar em um roteiro de viagens para lugares que possuem whiskies de referência, ou uma plataforma digital na qual você pode programar e organizar esse roteiro de viagem.

A terceira rodada explora as possibilidades de criação de novos produtos e serviços, talvez até novos mercados.

...

A ilustração abaixo auxilia a enxergar melhor as três etapas do exercício.

Espero que gostem da ferramenta, e tenham uma visão diferente do que as empresas em que trabalham oferecem ao mercado.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Aproveitem e curtam o canal no YouTube – Portal de Ideias – para saber sobre as ferramentas aqui detalhadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.