stinky fish

Stinky Fish – a dinâmica do peixe fedido

Olá pessoal. Hoje trago pra vocês a dinâmica do Stinky Fish, ou peixe fedido. Ela é uma metáfora que aprendi em um curso que fiz recentemente.

Metáfora: quando você compra um peixe e o deixa guardado por muito tempo na geladeira, ele começa a estragar e a cheirar muito mal.

Assim como o peixe que, se deixado de lado, começa a apodrecer, nossos medos, angústias e fraquezas também. Se deixarmos o que não gostamos de lado, corremos o risco de, futuramente, aquilo nos prejudicar.

Dinâmica:

Cada um, individualmente, desenha seu peixe fedido e escreve o que te dá medo, suas angústias e incertezas. Faça conforme o desenho abaixo.

Stinky fish

Depois de desenhado, a pessoa compartilha seus peixes podres com os demais participantes da dinâmica. Esta é uma parte interessante, pois gera um certo desconforto ao falar, mas gera também grande alívio ao desabafar; além disso, a pessoa percebe que não está sozinha e não é a única que tem medos; por fim, esse exercício gera confiança entre os participantes e proporciona uma maior integração no grupo, pois coisas íntimas são expostas.

O último passo, feito individual novamente, é fazer uma reflexão de como você vai eliminar seus peixes fedidos. Pense em ações para que os peixes podres não o atrapalhem no futuro; anote para colocá-las em prática posteriormente.

Tempo: 5 minutos para refletir e 1 minuto por pessoa para compartilhar seu stinky fish.

Pessoas: pode ser feito individualmente ou em grupo (no máximo 25 pessoas, para o exercício não ficar cansativo).

Alternativas:

  • Se realizado em grupo: promove integração de equipes.
  • Se aplicado individualmente: é uma oportunidade de fazer uma reflexão interna, e minimizar aquilo que te causa medo e desconforto.
  • Aplicação de diferentes temas: é possível focar em determinados temas. Nesse caso, uma reflexão focada deve ser realizada (ex: carreira, mundo digital, projeto, etc).

Importante! Esse exercício deve ser feito com frequência, pois, conforme vivemos experiências novas, conhecemos pessoas diferentes e passamos por diversas fases em nossas vidas, novos peixes fedidos acabam surgindo.

Espero que seja útil!

Beijos,

Naty

Você também pode se interessar por:

Produtividade no trabalho com o mínimo de erros

Como mudar? Os elementos que facilitam a mudança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.