Reflection: a dinâmica da reflexão

Reflexão

Sabe quando participamos de um treinamento ou curso legal, quando conversamos com alguém muito interessante ou vamos a algum evento que nos inspira muito? Saímos destas situações cheios de planos, de ideias e de projetos, loucos para colocar o que aprendemos em prática.

Porém, muitas vezes a empolgação e a energia dão uma diminuída conforme voltamos à nossa rotina. Comemos, dormimos, voltamos para a rotina, pro trabalho…. e toda aquela empolgação dá uma diminuída, e acabamos não colocamos em prática aquelas ideias e aprendizados que tivemos.

Pois bem, a ferramenta de reflexão é bastante interessante para resgatarmos um pouco do que foi visto naquele dia inspirador, e nos ajuda a nos planejar e colocar a mão na massa. A dinâmica funciona conforme o gráfico abaixo:

Playback

Playback: momento de resgate do que foi visto. Pense em cada etapa do treinamento, cada tema da palestra, cada dinâmica do curso ou cada assunto da conversa. Anote tudo em um papel.

Sentimentos e reações

Sentimentos e reações: anote, ao lado do que foi visto e vivido no dia inspirador, tudo que você sentiu e como você reagiu a cada assunto, cada exercício. Essa parte é interessante pra você identificar o que te tocou mais, o que te provocou, aquelas coisas que trouxe uma reação inesperada, etc.

Pensamentos e insights

Pensamentos e insights: nesse momento, o importante é relembrar quais ideias, insights e pensamentos você teve em cada uma das coisas vivenciadas do dia. Os momentos eureka! Devem ser anotados, bem como aqueles pensamentos que passaram em sua cabeça durante as atividades (onde aplicar tal aprendizado, o que fazer com tal conteúdo, etc). Essa etapa é a que vai nutrir o seu plano de ação.

Ações

Ações: este é o momento crucial do exercício de reflexão – tendo visto como foi o seu dia, as reações e sentimentos que você teve, os pensamentos e deias que surgiram, o que você vai fazer com tudo isso? Como você vai aplicar todos esses aprendizados no seu dia a dia? Faça um plano de ação para colocar em prática posteriormente.

Reflection

O Reflection deve ser aplicado no dia seguinte ao treinamento/ curso/ palestra/ evento/ momento de inspiração, pois assim o que foi aprendido e vivenciado ainda está fresco na cabeça. Isso torna a parte do plano de ação mais fácil.

Feito o plano de ação, é hora da mão na massa! Mas antes, um complemento do exercício é fazer o gráfico abaixo:

Coloque na horizontal as atividades listadas no Playback. Na vertical, coloque seu nível de conforto durante aquela atividade (sendo 0 desconfortável e 10 confortável).

Esse gráfico te ajuda a entender como você se sentiu durante as atividades pelas quais passou, se os assuntos te interessavam e eram de seu conhecimento, se era algo disruptivo e que te tirou da zona de conforto, etc. É importante para entender o que te provoca mais e o que você domina mais.

O exercício de reflexão é interessante para a gente realmente aproveitar aquilo que foi visto num dia de grande aprendizado. De nada adianta obtermos conhecimento se não o colocamos em prática.

Começam agora a colocar em prática as ideias que tiveram após um dia inspirador, usando o momento de reflexão.

Nathália Tramontina CEO do Portal de ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Você pode se interessar por:

Stinky Fish – a dinâmica do peixe fedido

Como ser inovador num mundo repleto de limites?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.