Home office

Home Office

Olá pessoal, tudo bom?

Muitas vezes passamos a trabalhar remotamente no esquema home office uma, duas ou até três vezes na semana, e temos certa dificuldade em sermos produtivos. Bem, aqui vão nove dicas que li em uma matéria da Revista Melhor, que podem auxiliá-los a serem produtivos trabalhando em casa.

  1. Crie uma rotina: assim como no escritório, devemos ter uma rotina de trabalho em casa. Ela nos ajuda a manter a produtividade por mais tempo. Quando não há uma rotina, e cada dia é vivido de uma maneira, não conseguimos nos organizar direito, perdemos tempo e produtividade.
  2. Saiba o horário em que você trabalha melhor: cada um tem picos de produtividade; identifique o seu e concentre as atividades principais do dia nesses picos. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Irvine mostrou que no final da manhã (por volta das 11hs) há um aumento da produtividade, e das 14hs às 15hs há picos. Se esse for o seu caso, concentre os emails importantes e projetos prioritários para esses períodos.
  3. Planeje suas tarefas: faça uma lista com as tarefas que devem ser realizadas no dia. Ela te ajuda a não se esquecer das pendências e na priorização das tarefas. Importante! Coloque apenas atividades a serem realizadas naquele dia, caso contrário perde-se o foco e a lista fica sempre incompleta.
  4. Comunique-se: use as ferramentas internas da empresa para não se isolar (intranet, chat, e-mail). É importante manter contato com colegas de trabalho, equipe e chefe, mesmo estando fisicamente longe deles. Se necessário, use as ferramentas disponíveis no mercado (telefone, Skype, Hangout, Google Drive e Google Docs, etc) para fazer reuniões online e videoconferências.
  5. Crie um espaço de trabalho: é importante ter um espaço próprio para o trabalho, arejado, iluminado, sem ruídos e confortável. Nada de trabalhar de pijama na cama!
  6. Mantenha um padrão de trabalho: é importante manter um ritmo de trabalho para ser produtivo. Além da rotina e da organização, é preciso de uma programação consistente e constante.
  7. Faça pausas regulares: não somos robôs, precisamos de momentos de pausa para descansar. Uma técnica interessante de foco e descanso é a do Pomodoro, na qual você foca em uma atividade por 25 minutos, e descansa por 5. Nessa pausa, vale olhar as redes sociais, levantar, tomar um suco. O que não vale é transformar os 5 minutos em 25 de descanso!
  8. Acolha as distrações inevitáveis: seu telefone toca, a louça suja está na pia, e outras distrações podem ocorrer. Não há problema, desde que você se dedique àquelas pendências de maior necessidade. Organizar a própria mesa ou limpar a caixa de e-mails pode trazer felicidade – o sentimento de realização é importante e gratificante ao realizar os afazeres, apenas tenha cuidado para não focar somente nas distrações e deixar o trabalho de lado.
  9. Concentre-se no resultado final: a produtividade é essencial para o crescimento e eficiência. O uso das tecnologias disponíveis, organização, ambiente agradável e boa gestão do tempo são fundamentais para aumentar a produtividade e alcançar os resultados.

Bom trabalho! Beijos,

Naty

Você também pode se interessar por:

Trabalho remoto pela primeira vez: como se organizar

Home office – Reuniões à distância, como fazer?

Reunião online pós-pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.