Os cinco passos

Brainstorming

Mash-up innovation estimula o brainstorming coletivo

O mash-up innovation é um método colaborativo de geração de ideias a partir de um brainstorming coletivo.

Os participantes da dinâmica combinam elementos diferentes para criar produtos ou serviços inovadores.

É um exercício em grupo que explora a criatividade, ideal para o ambiente corporativo.

A dinâmica tem 5 etapas, sendo a primeira coletiva e as demais em grupos menores. Segue o passo a passo:

Os cinco passos do Mash-Up innovation

Brainstorming

1 – Brainstorming: a primeira etapa da dinâmica todos realizam em conjunto. As pessoas precisarão de canetas coloridas e muitos post-its.

Nessa etapa, serão feitos brainstormings de três categorias, uma por vez:

  • Necessidades humanas: todos pensarão nas necessidades que os humanos possuem (Ex: transporte, amor, acordar de manhã, etc). Cada necessidade deve ser escrita em um post-it e colada na parede, num papel ou num flipchat.
  • Dados: explore o maior número de dados que se pode pensar e mensurar (Ex: faixa etária, sexo, frequência de uso, porcentagem de consumo, etc). Os dados são escritos nos post-its e colados no espaço referente a sua categoria.
  • Tecnologias: aqui, o brainstorming é com relação às tecnologias. Não podem ser citadas as tecnologias obsoletas, que não usamos mais; temos que pensar nas tecnologias atuais e nas do futuro (Ex: drones, GPS, impressoras 3D, aplicativos, etc).

Pensem em tudo que vier na cabeça. Quanto mais informações nas categorias, melhor para o exercício. Cada brainstorming dura em torno de 2 minutos.

brainstorming

Inovação

2 – Inovação: nesse momento, grupos menores devem ser formados – de 3 a 5 pessoas. Uma pessoa de cada grupo seleciona, aleatoriamente, um post-it da categoria necessidades humanas, um de dados e um referente à tecnologia. Não vale escolher!

Os grupos têm 10 minutos para pensar em um produto ou serviço que envolva as três características selecionadas. Papéis e canetas estarão à disposição para essa etapa.

Feedback

3 – Feedback: nesse momento, uma pessoa do grupo vai até o grupo vizinho e apresenta em poucas palavras, o que o grupo pensou desenvolver. O grupo ouve a ideia e dá feedback. O participante volta ao seu grupo e compartilha o feedback para que o grupo incremente a solução.

Essa etapa dura 5 minutos. Ao final, o protótipo deve estar desenhado (o produto/serviço deve ter um nome).

Apresentação

4 – Apresentação: projeto pronto, é hora de compartilhar com os demais grupos. Cada grupo terá 3 minutos para apresentar sua ideia.

Reflexão

5 – Reflexão: a dinâmica termina com um bate-papo entre todos os participantes para discutir como foi participar do exercício (o que sentiram? Foi difícil?).

Muitas ideias brotam em um único brainstorming coletivo

O mash-up é interessante para mostrar quanta inovação pode ser feita em pouco tempo. Muitas ideias bacanas surgirão, algumas até viáveis para investimento. É um exercício que explora a criatividade, a inovação e o trabalho colaborativo.

A dinâmica pode ser customizada. As categorias da etapa mudam com a necessidade da empresa (desde que seja viável a elaboração da solução contendo uma característica de cada categoria).

Apliquem nas empresas de vocês e me contem qual foi o resultado.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Gostou? Achamos que você possa se interessar pelos conteúdos abaixo

Plano de comunicação nas mídias sociais – Os 4 Cs

Design Thinking para solucionar problemas

Comunicação e branding nas mídias sociais. Fácil falar, difícil fazer

Como ser inovador num mundo repleto de limites?

O novo marketing, o marketing de significado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.