Educação digital: O cenário mais dinâmico da educação

Outro dia eu li uma matéria de um ex-professor meu, Gil Giardelli, no site da Exame que falava sobre o ensino do século XXI.

A matéria, datada de 2011, me fez pensar. O que me chamou atenção foi a atualidade após cinco anos da publicação. O assunto é muito atual.

A matéria dizia que o modelo educacional em que o professor fala e o aluno escuta está esgotado. Os alunos aprendem de formas muito diferentes.

Há aqueles que aprendem ouvindo, em silêncio, prestando atenção; há também os alunos que aprendem participando, pesquisando e conversando; e há ainda o aluno que aprende ao ver, ao sentir, ao tocar – esse é um aluno que aprende experimentando.

Pensando nisso, os formatos de ensino e de escola formal não ajudam. E nesse ponto começa a discussão – é preciso uma revisão destes formatos.

Num cenário mais dinâmico de aprendizado, em que todos os tipos de alunos conseguem absorver o conteúdo passado e discutido em sala, o propósito do professor muda.

O propósito do novo professor

O professor deixa de ser o dono do conhecimento. Assume a função de facilitador, um condutor do aprendizado em rede. Direciona e orienta o aluno. É o aluno que encontra o conhecimento – disponível na web e disseminado para todos.

O propósito da escola

O propósito da escola também muda. Ela passa a ser frequentada visando o compartilhamento de valores, o coletivismo e o trabalho em rede. Ela deixa de ser um local para ensinar português e matemática, e passa a ensinar como conviver em sociedade e formar cidadãos.

O ensino hoje usa formas novas:

A educação à distância – o EAD – o e-learning, no qual os alunos aprendem via plataformas web e aplicativos e escolas adotando formas diferentes de ensino .

A realidade virtual. A realidade virtual produz empatia, coloca o aluno dentro da história. Cria uma relação emocional com o conteúdo das aulas. O aluno pode se tornar o personagem de uma série. Aprende vivendo.

educação digital

O conhecimento hoje é gratuito e está disponível (a exemplo da Khan Academy, uma ONG educacional que fornece educação de qualidade online e gratuitamente). A educação digital permite uma infinidade de interações e formatos.

A educação digital já é usada no ensino de língua estrangeira. Estimula o aluno ser mais questionador, contestador, pesquisador e estimula o autodidatismo. E o estudo deixa de ser algo obrigatório e passa a ser feito por prazer.

Quer se preparar? Não deixe de ler:

Sabe com o que vai trabalhar? Escolha Certa + Trabalho = Sucesso? É preciso fazer a escolha certa para não se decepcionar com a profissão que escolheu. Esse post vai discutir os cuidados para não errar mesmo achando que sabe o que quer ser. 

Uma conversa sobre 2030 Você precisa se preparar para ter uma conversa sobre como será o seu sustento e o daqueles que você ama num mundo pós pandemia.

Perfil selecionado X Perfil não selecionado Muita coisa prevista para acontecer em 2025 já está acontecendo. O Portal de Ideias criou um cenário de trabalho imaginário. Vai te mostrar que é preciso desenvolver habilidades antes impensadas para o perfil do profissional 

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.