CONALIFE – 1o Congresso Nacional de Liderança Feminina

Olá pessoal, tudo bom? vamos falar de liderança feminina.

Aconteceu no dia 23 de junho de 2016 o primeiro CONALIFE, 1o Congresso Nacional de Liderança Feminina, promovido pela ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos). O evento foi dividido em três painéis – painel do Conhecimento, painel da atitude e painel da inspiração.

Nesse artigo você encontrará muitos links para se inspirar.

Painel do conhecimento

Participaram: Lígia Sica – professora da FGV, Marienne Coutinho – área de Tax da KPMG, Paulo Nigro – CEO do Laboratório Aché, e Tânia Cosentino – CEO da Schneider Electric para América do Sul.

O painel girou em torno do papel da mulher no mundo corporativo e suas implicações.

Pesquisas e estudos mostram que o número de mulheres em posição de diretorias e conselhos administrativos tem aumentado, mas não é significativo.

A mulher entrou no mercado de trabalho e precisa conquista-lo por completo.

Foram comentados alguns mitos que prejudicam a ascensão das mulheres no mercado de trabalho, e que elas ainda são vistas com qualificação subestimada.

E há ainda muitas profissões em que o número de mulheres é baixo, tais como, engenharia elétrica e de automação. Isso faz com que a contratação de mulheres para determinadas carreiras seja mais difícil. Deve-se estimular as mulheres a seguirem essas carreiras no período de escola/universidade.

Painel da atitude

Participantes: Lia Azevedo – VP de Desenvolvimento Humano e Organizacional do grupo Boticário, Laura Pires – diretora de Sustentabilidade e do Instituto GPA do Grupo Pão de Açúcar, Rosilane Purceti – diretora de RH do Grupo Sanofi.

Ante do painel, houve um bate-papo entre Sofia Esteves (presidente do grupo DMRH) e Maria Julia Coutinho, apresentadora do tempo do Jornal Nacional. A mensagem deixada por Maju foi que não há mulheres nas bancadas nos jornais com mais de 50 anos.

Falaram sobre programas de igualdade de gênero ao invés de programas para a inclusão da mulher – homens e mulheres devem ter oportunidades iguais. E que deve-se pensar em programas para a família moderna.

Painel da inspiração

Participantes: Ana Fontes – fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Fernando Rodrigueiro – diretor de RH da Unilever e Raquel Preto – sócia da Preto Advogados.

A primeira palestra do Painel foi de Alcione de Albanesi, fundadora da empresa FLC (de lâmpadas) e da ONG Amigos do Bem. Ela contou toda a sua trajetória empreendedora e deu dicas para se obter sucesso:

O Portal de ideias também quer te inspirar. Clique nos links e você terá muitas inspirações.

Houve um ‘Tributo às mulheres’, com a homenagem de Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza.

Voltado para a diversidade e a inclusão, foi dito que esse é um assunto que deve ser discutido coletivamente (com mulheres E homens), e foi mencionada a participação da mulher na política, que é extremante baixa.

Beijos,

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Quer ser uma liderança feminina?

O Portal de Ideias sugere a leitura dos artigos:

Sabe com o que vai trabalhar? É preciso fazer a escolha certa para não se decepcionar com a profissão que escolheu. Esse post vai discutir os cuidados para não errar mesmo achando que sabe o que quer ser.

Autonomia exige autoliderança, autogerenciamento e automotivação Quer mais autonomia no trabalho? Autonomia não é algo que ganhamos. Para conquistar a autonomia que queremos é preciso desenvolver autoliderança, e pra isso, apostar no autogerenciamento e na automotivação. Por onde começar? Adote ferramentas que vão te ajudar.

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.