Perfil comportamental. Critérios de seleção do CEO do Magalu

Perfil comportamental

Existem inúmeras formas de avaliar o perfil comportamental de um candidato. Hoje compartilho os critérios para avaliação comportamental que Marcelo Silva, CEO do Magazine Luiza por 12 anos, sugere no livro ‘O que a vida me ensinou’, da editora Saraiva.

No livro, uma analogia com o jogo de futebol é realizada para explicar os oito critérios que avaliam o perfil comportamental do candidato.

Individualidade ou coletivismo

Individualidade ou coletivista? O candidado passa a bola para o companheiro ou tenta fazer o gol sozinho? A ideia é entender se a pessoa trabalha bem em conjunto, em equipe, ou se trabalha sozinho. Essa percepção mostra o quanto se consegue transitar entre pessoas, lidar e conviver com elas.

Adaptabilidade

É adaptável? Entender se a pessoa se vira em uma posição para a qual não tem aptidão. Essa percepção é interessante para enxergar a flexibilidade da pessoa, analisar se ela busca as competências necessárias para adaptar-se às situações pelas quais passa na empresa (um novo chefe, uma nova área, um desafio ou projeto novo).

Criatividade

É criativo? A pessoa tem um repertório diferenciado para momentos críticos? É isso que se quer checar. A criatividade é uma competência importante pois ajuda a trazer soluções inovadoras e inesperadas para aqueles momentos em que o problema não está sendo resolvido.

Iniciativa

Tem iniciativa? O ‘jogador’ tenta articular um ataque ou devolve a bola para o goleiro? Essa checagem ajuda a entender se a pessoa espera orientação ou toma suas próprias decisões.

Coragem

Tem coragem? No jogo de futebol, analisar se o jogador se dispõe para ficar na barreira em uma cobrança de falta do adversário. Verificar se o candidato assume riscos diz muito sobre seu comportamento.

responsabilidade

Assume responsabilidade? O jogador assume a cobrança do pênalti? A ordem é ver se mesmo com a pressão do dia a dia, o candidato é proativo e assume pra si determinado projeto ou atividade e, caso algo não dê certo, se assume o erro.

Integridade

É íntegro? Ele se comporta como um jogador que dá carrinho nos adversários para tomar a bola ou ele joga limpo? A integridade faz parte do caráter do profissional, e é indispensável fazer essa checagem. Ética, caráter e integridade são fundamentos essenciais de um profissional correto.

inteligência

É inteligente? Essa checagem tem o propósito de verificar se a pessoa compreende os problemas e processos complexos, e se consegue lidar com isso.

Esses critérios para avaliação do perfil comportamental podem ser aplicados em dois momentos:

  • Na entrevista, para que se tenha uma visão ampla do candidato antes de contratá-lo;
  • na avaliação de desempenho, para avaliar se o profissional da sua empresa está mantendo um comportamento adequado e esperado dentro da empresa.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias.

Gosta desse assunto?

Você vai gostar também do artigo Como líderes devem se preparar para uma avaliação do desempenho construtiva?

Leia o artigo Perfil selecionado X Perfil não selecionado. Muita coisa prevista para acontecer em 2025 já está acontecendo. O Portal de Ideias criou um cenário de trabalho imaginário, para te mostrar porque é preciso desenvolver habilidades novas, antes impensadas para o perfil do profissional especialista. 

Conheça S.O.S. Sujeito Ou Sujeitado, uma abordagem simples e poderosa desenvolvida por Marisa Urban com resultados surpreendentes na gestão de equipes de alta performance.

Com ela você desenvolverá o time e alavancará seu próprio desenvolvimento como líder e gestor. Reconhecerá facilmente os perfis dos integrantes do time, independentemente do tamanho das equipes. Saberá como lidar com as âncoras e os colaboradores de média performance. Não perca a oportunidade de ser  o protagonista da transformação do seu time.

Seja um modelo em gestão! Lide com problemas de desempenho ou comportamento de forma eficiente e fique bem com seu time.

Vire craque em entrevista! Entenda por que algumas perguntas são feitas nas entrevistas, saiba o que responder e conquiste a sua vaga.

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.