Matriz 9 Box – a ferramenta de avaliação de desempenho

A Matriz 9 Box é uma ferramenta muito usada pelas empresas para avaliar a performance dos funcionários, cruzando  informações de desempenho – o cumprimento ou não dos objetivos acordados – e de potencial (com base em um modelo de competências).

Aplicada como base para avaliação de desempenho nas organizações, a Matriz 9Box dá um panorama geral do quadro de funcionários da empresa, auxiliando a ampliar a visão dos gaps de sucessão, por exemplo.

A partir da Matriz, são elaborados os planos de remuneração e movimentação dos profissionais, bem como as ações de treinamento e desenvolvimento e o plano de carreiras.

A Matriz 9Box possui dois eixos, conforme a figura abaixo:

matriz 9 box

O eixo do desempenho mede o cumprimento das metas e objetivos do profissional no ano. Ele pode ser: muito abaixo do esperado, abaixo do esperado, dentro do esperado, acima do esperado e muito acima do esperado.

O eixo de potencial mede o nível de prontidão do profissional para assumir atividades de maior complexidade, divididas nos níveis baixo, médio e alto.

Importante! É preciso deixar claro que o eixo vertical da Matriz 9 Box não rotula o profissional como alguém com potencial ou sem potencial. Se a pessoa for considerada um alto potencial naquele ano, ela possui as competências necessárias para assumir atividades mais complexas; se tiver um potencial médio, quer dizer que naquele ano ele começou a desenvolver competências que a qualifica para assumir atividades mais complexas; e se o profissional tiver baixo potencial naquele ano, ele ainda não desenvolveu as competências necessárias para assumir atividades de maior complexidade.

Cruzando as informações de desempenho e potencial, tem-se uma matriz com 9 caixas, as 9 box.

matriz 9 box

Para cada caixa da matriz, tem-se um plano de desenvolvimento específico com todas as saídas de Recursos Humanos – treinamento e desenvolvimento, remuneração e movimentação, plano de carreira, etc. Os planos são customizados de acordo com a necessidade do profissional.

As pontas da matriz, marcadas com um “x” precisam de atenção:

  • Verde: profissionais que tiveram uma voa performance no ano e foram consideradas de alto potencial. Estes são os talentos da empresa naquele momento. Devem ser reconhecidos pelo seu trabalho através da meritocracia.
  • Azul: tanto o profissional que tem alto desempenho, mas não possui as competências para desempenhar atividades mais complexas, ou o profissional que tem as competências necessárias para assumir maiores responsabilidades, porém não fizeram um bom trabalho no ano, devem ser monitorados e as barreiras que impedem que eles se destaquem precisam ser investigadas.
  • Vermelho: profissionais que não tiveram bom desempenho no ano e ainda Não possuem as competências necessárias para assumirem atividades de maior complexidade são insuficientes. O plano para essa caixa é de curto prazo e focado, visando a melhora da performance dos profissionais.

Existe um cuidado em não rotular o profissional. A matriz mostra um foto do quadro de funcionários daquele ano.

A matriz 9 box é usada durante um comitê de calibragem no qual os gestores discutem as posições em que colocaram suas equipes na matriz, e os realocam de acordo com a comparação com as demais equipes de seus pares. Dessa forma, a decisão é tomada por consenso e não fica tendenciosa.

Hoje, há empresas que usam outras versões da matriz, tais como a 12Box ou 16Box. Estas são matrizes mais detalhadas, mais customizadas. Porém, a Matriz 9Box ainda é a mais conhecida e mais usada pelas organizações.

Quer saber mais sobre avaliação de desempenho? Sugerimos o artigo Como líderes devem se preparar para uma avaliação do desempenho construtiva?

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Entre em contato.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.