Plano de comunicação nas mídias sociais – Os 4 Cs

Para um plano de comunicação digital ser eficiente, ele precisa ser desenvolvido levando em consideração quatro conceitos. Eles auxiliam a empresa, o empreendedor, o marketeiro ou o profissional responsável pela área digital da companhia, a entender melhor como sua marca conversa melhor com os usuários nas mídias sociais.

Plano de comunicação 4 Cs

O gráfico abaixo ajuda na compreensão destes conceitos.

gráfico Plano de comunicação

O eixo vertical indica quão visível sua marca e/ou empresa é nas mídias sociais. O eixo horizontal indica o nível de dificuldade. Os conceitos se encontram no gráfico da seguinte maneira:

Conteúdo

É fácil de ser feito e é algo bastante visível nas mídias sociais, como mostrado no gráfico abaixo.

O conteúdo é consumido por 100% das pessoas que estão nas mídias sociais.

Porém, é importante saber que somente 10% destes consumidores de conteúdo o fazem de maneira pensada. 10% dos navegantes das mídias sociais fazem curadoria de conteúdo, consumindo somente aqueles conteúdos que os interessam e que são relevantes para eles.

Ainda, há os produtores de conteúdo – estes são apenas 1% dos usuários das mídias sociais.

Para conversar com o seu público é preciso conhecer o tipo de comportamento digital desse público. Você saberá melhor produzir conteúdo para ele.

Colaboração

Ainda visível e relativamente fácil de ser feito e encontrado (vide gráfico).

4 Cs

A colaboração é interpretada como ação coletiva, cocriação. São as conversas nas mídias sociais.

Esse conceito é relevante. Hoje a interação aproxima o usuário da sua marca/empresa. É preciso ter um canal de comunicação aberto, uma via de mão dupla na qual empresa e usuários possam conversar e interagir com você.

Comunidade

Conceito mais difícil de ser realizado e menos visível ao usuário.

4 Cs

A comunidade é uma combinação de força, tamanho e objeto social. Um exemplo de comunidade é a da Apple, no qual os participantes dessa comunidade possuem diversos produtos da marca, estão antenados aos lançamentos, consomem conteúdos sobre Apple.

Outro exemplo que pode ser citado é a comunidade Harley Davidson, no qual os membros da comunidade conversam sobre a marca, consomem a marca e possuem uma maneira Harley de se comportar – há um conceito por trás da comunidade que o envolve.

Inteligência Coletiva

É o crowdsorcing, que vai além da cocriação.

Nesse momento, a empresa tem um parceiro. O usuário traz soluções para a companhia, trazendo ideias novas, propostas de produtos. O usuário possui uma ligação com sua marca extremamente forte, tornando-se um promotor da marca.

Esse conceito é difícil de aplicar. É “invisível”. Poucos usuários possuem esse tipo de conexão. Veja no gráfico abaixo.

4 Cs

Com todos os conceitos plotados no gráfico de facilidade VS visibilidade é mais fácil pensar em como será o plano de comunicação digital da empresa de forma a alcançar todo o seu público e direcionar conteúdos a cada tipo de pessoa nas mídias sociais.

gráfico Plano de comunicação
4 Cs

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Gostou?

Sugerimos a leitura dos artigos

O novo marketing, o marketing de significado

Design Thinking para solucionar problemas

Comunicação e branding nas mídias sociais. Fácil falar, difícil fazer

Como ser inovador num mundo repleto de limites?

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Entre em contato.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.