Comunicação e branding nas mídias sociais. Fácil falar, difícil fazer

Fácil falar difícil fazer

Comunicação e branding é o conjunto de ações para criar criar conexões conscientes e inconscientes com uma marca.

Ter uma boa estratégia de branding hoje em dia não é tarefa simples. Um plano de ação de branding deve abranger o online, com forte presença nas mídias sociais.

É preciso muito tempo e dedicação. Dinheiro também, mas dinheiro não basta.

Hoje no digital, as marcas precisam proporcionar uma experiência personalizada para o usuário, de forma que haja interação com ele, promovendo um diálogo aberto, de mão dupla. Ainda, as mascas precisam estar em todas as plataformas em que o usuário trafega, para que essa interação e experiência sejam mais assertivas.

Além disso, é de extrema importância entender o comportamento digital dos consumidores e, orientar-se por esse comportamento para tomar determinadas decisões. As ofertas então são customizadas a fim de se atingir com precisão o público correto.

Nesse cenário, algumas premissas norteiam as empresas ao elaborar seu plano de comunicação e branding.

Comunicação

  • Abertura: nada pode ser oculto ao usuário. Um case que ilustra essa premissa é o do Spoleto, que teve um problema de atendimento ao cliente e o expôs, de forma cômica, através de um vídeo feito com o canal Porta dos Fundos, mostrando que esse problema estava sendo reparado e que a empresa se empenhava para que isso não mais ocorresse.
  • Rapidez: as marcas precisam estar atentas ao que se diz sobre elas nas redes sociais para que a tomada de decisão em caso de crise, seja tomada antes que um fato inconsistente viralize.
  • Verdade: publique a verdade, somente a verdade. Hoje o fato inventado não é vem visto e aceito nas mídias sociais. Uma história pronta pode promover discussões prejudiciais à marca.
  • Amplitude: o amplo ambiente da web favorece a divulgação e a solução de eventuais crises. Esteja nas diversas plataformas e monitore-as.
  • Privacidade e discrição: cada cliente é único e não deve ser exposto; se houver algum problema a ser resolvido, isso deve ser feito no modo privado.
  • Relacionamento: o relacionamento das marcas com as pessoas mudou; hoje é preciso ter um canal de comunicação aberto com as pessoas. O Mc Donald’s, por exemplo, criou uma plataforma para auxiliar os consumidores a tirar dúvidas sobre a produção dos sanduíches, conteúdos referentes ao cultivo dos ingredientes, etc. O relacionamento deve ser estimulado, ser transparente e constante.

As empresas e marcas enfrentam alguns desafios ao fazer branding nas redes sociais:

Branding

multiplataformas

– Fragmentação da mídia: plataformas e canais diversos e onde as marcas devem estar;

Interação

– Participação do consumidor: o consumidor passa a ser o principal promotor da sua marca na web, tornando-se um advogado da marca;

volume

– Volume de informações: é preciso conseguir se destacar dentre as inúmeras informações e conteúdos presentes no digital;

personas

– Localização do consumidor: é preciso saber em quais canais o seu consumidor está, e é preciso posicionar sua marca nestas plataformas.

Com o conhecimento acerca das informações acima, estruture um plano de branding mais assertivo nas mídias sociais. Entenda como será o mercado de trabalho. Peça ajuda para se tornar digital.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Quer entender como vai ser o mundo daqui em diante? Leia o artigo: Uma conversa sobre 2030. Você vai se surpreender.

O trabalho do futuro será diferente. Seu filho vai ganhar dinheiro quando se formar?

Quer saber o que vem pela frente? Se transforme no pai parceiro e saiba o que muda o futuro do seu filho.

Precisa de ajuda para começar a preparar sua empresa? Quer ser digital?

Plano de comunicação nas mídias sociais – Os 4 Cs

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Entre em contato.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

2 comentários em “Comunicação e branding nas mídias sociais. Fácil falar, difícil fazer”

  1. Olá, interessante este assunto, deu pra entender bem como é a comunicação da empresa com seus parceiros, clientes, etc. Bom ainda aguardo sua ajuda quanto a forma de realizar a avaliação 9box ta´. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.