Elevator Pitch – Venda sua ideia em cinco minutos

imagem de elevadores panorâmicos

Elevator Pitch é uma apresentação de 3 a 5 minutos, que tem o objetivo de conseguir o interesse de quem está ouvindo. O Pitch deve ter somente informações relevantes e essenciais.

Elevator pitch

Elevator pitch. Duas pessoas conversam num elevador panorâmico
elevator pitch

Essa técnica de apresentação possui esse nome, pois altos executivos costumam usar o tempo em que estão no elevador com o CEO da empresa para vender suas ideias.

O objetivo é fazer com que a outra parte queira saber mais sobre o assunto.

Além de executivos vendendo suas ideias, profissionais que querem propor um projeto a seu chefe e empreendedores que buscam investidores para os seus negócios, utilizam-se bastante do elevator pitch.

Um bom elevator pitch é convincente e persuasivo.

Passos para estruturar um bom discurso

Para estruturar um elevator pitch, é preciso levar em conta:

Informações sobre você

O que o qualifica para fazer isso acontecer? O início do pitch deve conter informações sobre o seu diferencial, explicando porque você deve ser responsável pelo projeto/ negócio.

Oportunidades e vantagens

Quais as oportunidades do mercado? Explique o que o mercado apresenta de interessante e explique o problema; leve números, se tiver. Se o pitch for para um projeto interno, explore as oportunidades da empresa e do mercado em que ela atua.

Solução

Qual a sua solução? Conte a sua ideia, seu projeto, seu negócio.

Ganhos

Como fazer dinheiro com isso? O projeto/ negócio tem que ser justificável – por redução de custos, aumento de receitas, etc. Deixe claro os ganhos em colocá-lo em prática.

Investimento e tempo

O que você precisa fazer para isso acontecer? Este é o momento de dizer quanto será preciso investir para o projeto/ negócio acontecer, quanto tempo será necessário para implementá-lo e que outros recursos serão necessários (como por exemplo, número de pessoas na equipe).

elevator pitch. uma mão aciona o andar de um elevador

Esses cinco passos são a base para um bom elevator pitch. Porém, é preciso ensaiar o que será dito, pois cinco minutos passam rapidamente, e a chance de convencer a outra parte pode depender da venda dessa ideia.

Bom projeto!

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Gostou? Sugerimos a leitura dos artigos:

A importância do primeiro dia. Neste artigo discutimos o impacto do que é registrado num primeiro encontro ou entrevista. A percepção dos outros sobre você pode ser diferente da percepção que você faz de você mesmo.

O novo marketing, o marketing de significado. Falar sobre sobre característica, qualidade e particularidade do produto é pouco. Deixá-lo atrativo e fazer uma propaganda legal é o mínimo. As pessoas não acreditavam no discurso. Saiba o que é preciso.

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.