Como ser inovador num mundo repleto de limites?

Limites

Você já percebeu que a vida acontece dentro de um espaço definido por limites? Nos acostumamos e eles se tornam invisíveis. Os limites despercebidos estão sempre definindo muros e barreiras para nossa criatividade.

Quando o homem deixou a vida nômade e optou por fixar um lugar para viver, a ideia de propriedade prosperou, e junto, a construção de barreiras.

Os limites visíveis se expressam nas leis, normas, regras, no senso comum… Limites da ética são cercas que colocamos para nos auxiliar a viver em sociedade.

Estão por todo lado. Na nossa casa, no convívio com vizinhos, no trabalho, na profissão. Eles definem os locais que frequentamos, os produtos que consumimos, as classes sociais.

Tudo é compartimentado, fechado e limitado a alguns.

As barreiras não físicas são mais repressoras. Dependem de para quem e do contexto para serem boas ou ruins. O importante é perceber que muitos são determinados por nós quando inconscientemente os aceitamos em nossas vidas.

Os limites estão mudando

A revolução da industria 4.0 é a causa e consequência.

A quebra de muitos limites aconteceram no ar

As reservas de mercado caíram no espaço digital.

São muitos os exemplos, lembre-se de alguns:

O Airbnb foi disruptivo ao se contrapor ao modelo que se tinha de hotéis.

O Waze em 2011 comprometeu o negócio de aparelhos GPS Tom Tom no quesito mobilidade urbana. Mexeu com limites terrestres ao escancarar os pontos de radares e policiais.

Em 2014 o aplicativo para celular Uber gerou desconforto para taxistas e impactou negativamente o negócio de estacionamentos nas grandes cidades.

O WhatsApp em 2015 permitiu chamadas de voz gratuitas para todo o mundo sem depender de convites ou qualquer outro artifício. Impactou o negócio de mensagens SMS no Brasil em 2009 e seis anos depois foi o drama do negócio de telefonia, DDD e DDI.

A possibilidade de se fazer operações bancárias na palma da mão colocou em xeque a supremacia dos bancos tradicionais.  Agências bancárias começaram a fechar.

O acesso ao combustível fóssil para garantir a mobilidade rodoviária no mundo é outra barreira que caiu.

A marca de automóveis Tesla tem por missão oferecer carros elétricos de valor acessível à população.

O que é novo e vai mudar os limites?

O que é novo? Inteligência artificial, a Internet das coisas, a velocidade de transmissão de dados 5G e a capacidade de processamento de dados da computação quântica.

Quais são os limites que te apagam hoje?

Você já se perguntou quais são os limites que te cerceiam? Faça essa reflexão por alguns minutos e você se surpreenderá.

Será que para viver com ética é preciso lidar com tantos confinamentos?

Remover barreiras do caminho e mudar os seus horizontes pode mostrar oportunidades escondidas.

Exercício

Identifique os limites que te norteiam e podem inibir sua criatividade. Pergunte:

“E se?”

Experimente fazer essa reflexão pessoal e identificar suas barreiras (família, trabalho, sociedade, amores, amigos, etc).

Faça o mesmo exercício de reflexão para identificar os limites que definem os grupos que você frequênta, da empresa que você trabalha e do mercado em que ela atua.

Amplie seu território

São as novas tecnologias que suportam a indústria 4.0 que estão permitindo esses avanços e operando mudanças no universo do trabalho. O futuro está sendo construído hoje e o perfil do trabalhador buscado é especialista.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Gostou? Leia também:

Tenha um pensamento integrador e se torne um inovador. O pensamento integrador está por trás das grandes inovações. Quer ver?

Continue sua reflexão

Quer ser um líder capaz de grandes guinadas nos negócios? O Portal de Ideias sugere a leitura do artigo: Game Changer, o profissional visionário.

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.