Produtividade no trabalho com o mínimo de erros

Maior produtividade no trabalho significa mais tempo pra você. É importante encontrar seu ponto de rendimento com o mínimo de erros.

Compartilho com vocês algo que li na revista Melhor, do mês de junho. As dicas da matéria são de Margaret Hefferman, autora do livro “O poder das pequenas mudanças”.

Seis dicas para ser mais produtivo no trabalho. Vamos a elas:

Aprenda a ser monotarefa

Termine o que está fazendo. Você perderá tempo para se movimentar de uma tarefa a outra. Ao focar em algo, aprimoramos nossa concentração e nos lembramos do que fizemos.

Dar atenção a uma tarefa por vez é mais eficiente para aumentar a produtividade no trabalho. Nos torna capazes de usar melhor o conhecimento obtido.

Mais horas trabalhadas trazem menos produtividade

A produtividade não é linear. Após 40 horas semanais trabalhadas, ficamos cansados e cometemos mais erros – erros estes que demoraremos mais tempo para consertar.

Estudos dizem que trabalhar mais de 11 horas por dia dobra o risco de se ter depressão, dentre outros problemas citados.

Faça suas 8 horas diárias de trabalho valerem a pena. Seja produtivo. Foque! Siga o objetivo de ganhar tempo livre para descansar a cabeça.

Caminhe

Estudos dizem que a criatividade aumenta quando fazemos uma pausa ou tiramos uma folga.

Ao nos distanciarmos do trabalho fazendo algo simples, como caminhar, acessamos outras partes do cérebro que nos ajudam a entender ou solucionar melhor um problema.

Caminhar melhora a geração de ideias. Antes de fazer um brainstorming ou resolver alguma questão no trabalho, se tiver a oportunidade de fazer uma caminhada, melhor.

É mais produtivo que ficar até tarde no escritório.

Pergunte

As perguntas abrem caminho para o debate que, por sua vez, nos ajuda a ver o que ignoramos e nos desafia a pensar de outra maneira.

Ter uma pessoa nas reuniões para ser o “advogado do diabo”, promovendo discussões saudáveis é bastante interessante.

Aproveite os erros

Os erros trazem aprendizado. Todos erram e compartilhar é evitar erros. Quando a situação se repetir fica fácil identificar o que não dá certo.

Desligue-se do trabalho após o trabalho

Para alguns, desligar-se do trabalho é uma tarefa difícil. Quando estiver de folga ou de férias, desabilite o recebimento de e-mails.

Faça com que seu período de descanso seja realmente desfrutado. Ao retornar às atividades, você estará descansado e cheio de energias.

Vou adotar essas pequenas mudanças. Espero que essas dicas ajudem a ser mais eficiente e produtivo no trabalho.

Quer ler outras formas de aumentar sua produtividade? Sugerimos a leitura dos artigos:

Como priorizar tarefas. Você vai aprender a usar a Matriz de Urgência e Importância para priorizar as atividades. Não basta fazer uma coisa por vez é preciso saber o que fazer primeiro.

Dissonância Cognitiva atrapalha seu desenvolvimento. Você já se viu dando justificativas para uma opinião mesmo sabendo que é errada? Isso é a dissonância cognitiva em ação. Ela pode ser a ancora que impede sua produtividade no trabalho. Aprenda a controlá-la e se posicione. 

Atenção e produtividade com a técnica do Pomodoro. Mais responsabilidades a cada avanço na carreira. O tempo não aumenta proporcionalmente. São tantas pendências que a concentração fica mais difícil. O que fazer?

Cansado do bombardeio de e-mails? Não deixe a caixa de email diminuir sua produtividade no trabalho. Para não nos distrairmos com a enxurrada de comunicações é preciso ter método.

A agenda do dia é seu ponto de equilíbrio. “Estou sem tempo”. É preciso cuidar da agenda do dia. Comece a coordenar as atividades durante o dia. Veja como fazer isso.

Gestão do tempo: use-o a seu favor. Se o tempo é o mesmo para todos, por que há pessoas com tanto tempo e outras com tão pouco?

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Gostou?

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.