Criar relações de confiança é tarefa fácil. Manter é um desafio.
Todo esforço vale a pena
No mundo corporativo a cobrança por resultados é uma constante. Todos são sempre exigidos, o ritmo pode ser frenético e os prazos apertados.

Quando o resultado do trabalho de uma pessoa depende da eficiência do trabalho de outra, o esforço para manter as relações de colaboração entre as pessoas é fundamental.
Evitar rusgas e rupturas é a base de um trabalho coordenado e leve. Esse esforço também deve ser assumido coletivamente por de uma equipe nas relações com outras equipes de trabalho. A segurança é determinante para o crescimento de todos.
O crescimento do negócio depende da disposição dos colaboradores. Disposição para vestir a camisa da empresa só existe em ambientes de confiança mútua entre empresa e funcionário.
O que destrói a confiança na empresa?

- Promessas não cumpridas;
- Comportamentos antiéticos;
- Injustiças (um exemplo: promoções baseadas em favoritismo e na preferência pessoal);
- Resultados abaixo do esperado;
- Falta de reconhecimento;
- Falta de feedbacks.
Metas não realistas
Quando a meta é definida sem método ninguém consegue batê-la. Metas descabidas são o maior entrave na construção de um ambiente de credibilidade. Defina metas SMART.
O que destrói a confiança em colegas?
A qualidade das informações que se divulga. Divulgar informações falsas ou divulgar desinformações é a maneira mais rápida de perder a credibilidade dos colegas. Cheque as informações antes de repassar. Cuidado com as informações que você consome e divulga;
Aumente o nível de confiança na sua empresa
Compartilhe informações
Dê informações completas e verdadeiras à equipe. Isso aumenta a segurança e mostra para os colaboradores que todos estão juntos nos desafios do dia a dia.
Seja mais transparente

Transparência e honestidade, mesmo quando a notícia não é boa, conquistam, e criam relações sólidas e duradouras – tanto dentro como fora da empresa.
A sinceridade é produtiva. É a principal qualidade que se espera de um líder.
Promova a colaboração entre as pessoas
Em um ambiente colaborativo o engajamento de todos é maior.
Crie um ambiente de elogios e divulgue os bons resultados de todos
Políticas de reconhecimento e elogios públicos já existem em algumas empresas de ponta. Permitem que colaboradores possam sugerir ou dar bônus financeiro para outro colega, quando reconhecer a importância e o emprenho além do escopo de trabalho.
O elogio positivo torna o trabalho e o esforço justificado. Os líderes devem deixar claro para todos que essa prática deve ser adotada sempre.
Os bons exemplos que fazem corretamente as coisas passam a ser vistos e compartilhados. Tudo isso colabora para uma cultura de elogio. É um desafio que apresenta resultados.
Aumente a confiança entre as pessoas
Estimule a cooperação
Quando as pessoas são forçadas a competir entre si, a segurança é perdida.
Confie e demonstre que você confia
No ambiente de trabalho a confiança é expressa em pequenas e repetidas atitudes. Parece óbvio, não? A demonstração de confiança ainda é pouca nas organizações.
Dê feedbacks constantes e menos formais

Reuniões frequentes de feedback individuais e com as equipes é fundamental.
As reuniões de feedback mantém todo mundo balizado. O gestor verifica o progresso individual; e identifica e se antecipa aos problemas.
Aumenta a probabilidade de se atingir expectativas no momento da avaliação de desempenho.
Mantenha a credibilidade em alta
Envolva-se na resolução dos problemas e estimule o envolvimento dos colegas
Quando os líderes aumentam o envolvimento, influencia o comportamento coletivo e as pessoas se comprometem com a resolução.
Enfrente os problemas diretamente, discuta os assuntos francamente; e dê às pessoas a oportunidade de influenciar os acontecimentos. Isto consolida e aumenta a credibilidade do líder.
Imagine-se num Jogo de dominó. Pense em como cada jogador pode participar. Mostre que cada um pode colaborar com suas “peças” ou buscar “peças novas”. Mostre que todos tem peças e podem participar.
Estimule as trocas e ressalte o que deve ser observado. Estimule seu time a levantar hipóteses, análises, reflexões. Isso contribui para desenvolver raciocínio para a tomada de decisão e argumentação.
Reavalie os fatos
Reconheça erros e peça desculpas.
Em ambientes de confiança, um pedido sincero de desculpas, costuma restabelecer a harmonia necessária para manter um bom relacionamento.
Líderes que reconhecem seus erros são vistos como íntegros e merecedores de crédito.
Se prometeu, cumpra!
Um líder deve ser o exemplo da visão e dos valores da empresa. As boas relações entre os líderes e seus colaboradores está no reconhecimento da verdade naquilo que é dito.
A confiança é o ingrediente de importância vital em qualquer relacionamento pessoal ou organizacional. Use as recomendações acima para aplicar em sua equipe e na sua organização.
Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias
Gostou? Você vai gostar também de:
Liderar com atitudes e comportamentos. Gestor ou líder? O talento para liderar tem mais a ver com atitudes e comportamentos do que com conhecimento e domínio das ferramentas de gestão.
Líderes. A geração Z está aqui. Preparem-se: eles são diferentes
Tenha um pensamento integrador e se torne um inovador Para entender o que é esse pensamento e como conseguir desenvolvê-lo é preciso abraçar um novo conceito de pensamento de valor.
Como líderes devem se preparar para uma avaliação do desempenho construtiva? Transformar a avaliação do desempenho em gestão de desenvolvimento é usar a ferramenta com inteligência.
Gestão empresarial de sucesso? Conheça os 13 critérios de quem fez acontecer.
Não deixe de ver nossos cursos de preparação de líderes.
A postura do time de sucesso. Você desenvolverá o time e alavancará seu próprio desenvolvimento como líder e gestor.
Reconhecerá facilmente os perfis dos integrantes do time, independentemente do tamanho das equipes. Saberá como lidar com as âncoras e os colaboradores de média performance.
Não perca a oportunidade de ser o protagonista da transformação do seu time.
Desempenho ou comportamento inadequado: o que fazer? Aprenda a usar a ferramenta de gestão mais poderosa para tratar questões delicadas de desempenho ou comportamento.
O guia de checagem de gestão impacta positivamente a empresa, outros funcionários, os clientes, a equipe como um todo, o próprio funcionário e você-gestor.
Descomplique: Comunicação eficaz sem ruídos. Saiba dizer o que pensa sem motivar retaliações e faça sua carreira deslanchar!
Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.
Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.