Gestão do tempo: use-o a seu favor

Tempo é dinheiro? Tempo é vida!

gestão do tempo representada por uma roda gigante e um relógio
gestão do tempo

O tempo é um recurso importantíssimo para as pessoas. No tempo de um dia queremos amar, ganhar o sustento, compartilhar com amigos, criar coisas novas, conhecer lugares, estudar. A gestão do tempo é tão importante na vida das pessoas que a frase “tempo é dinheiro” é uma tradição oral.

É crescente um novo despertar: “tempo é vida”. Com essa frase em mente, é preciso saber usar bem o tempo até para ganhar dinheiro, caso contrário você pode perder vida.

O tempo nunca muda. Ele é democrático e igual para todos. Corre em um mesmo ritmo sempre. Ele tem a mesma quantidade de segundos, de minutos e de horas – um dia dura 24 horas para todos, nem mais e nem menos do que isso.

Tempo. Por que uns tem e outros tão pouco?

Se o tempo é o mesmo para todos, por que há pessoas com tanto tempo e outras com tão pouco?

A resposta é simples, depende de como você faz a gestão do seu tempo. Quando bem trabalhado, o tempo é espetacular e rende muito. Porém, se mal aproveitado, pode se tornar seu pior inimigo.

O conceito de tempo é subjetivo e pessoal. Se você estiver aflito ou ansioso, um minuto pode parecer uma eternidade; já se você estiver feliz e eufórico, uma hora pode passar em minutos.

Tempo é insubstituível, e não pode ser recuperado quando perdido. Pode ser gasto com coisas que consideramos importantes ou não. Pensando nisso, precisamos saber o que fazer com essas horas, minutos e segundos que preenchem a nossa vida – dia por dia, semana por semana, mês por mês, ano por ano.

Produtivo ou improdutivo

Depende do uso que você dá ao seu tempo você o aproveita ou o desperdiça. Se usado de forma prática e útil, ele passa a ser seu maior aliado na busca por seus objetivos.

É possível usar o tempo de forma saudável, sem acabar com suas energias ao final do dia.

A gestão do tempo depende de planejamento

Nesse cenário, administrar o tempo passou a ser a principal meta das pessoas.

Saber usar racionalmente e eficientemente o próprio tempo se tornou alicerce para o sucesso. Vamos te ajudar. Entre nos links do texto e descubra ferramentas práticas que te ajudam nessa empreitada.

Equilibre sua vida. Identifique o que você quer mudar

A Roda da Vida é uma ferramenta bem simples e interessante, muito usada por coaches para fazer um exercício de autoconhecimento.

Revise seus planos e defina o que é relevante para o momento

A gestão do tempo começa por aí.

Cuide-se para não ser presa fácil da tecnologia

gestão do tempo. homem distraído com imagem no celular

Nos distraímos com coisas que agregam pouco e o tempo fica pouco para coisas produtivas e que trazem prazer real. Limite o tempo gastos em jogos e aplicativos.

Através das tecnologias, ficamos disponíveis mais tempo.

Se, por um lado, as tecnologias otimizam seu tempo, simplificando barreiras de distância ou descomplicando processos através da comunicação, por outro, elas te colocam num loop de atividades cada vez mais velozes.

Quanto mais atividades menor o tempo. Temos só 24 horas, precisamos dormir e o tempo que sobra precisa ser otimizado. Comece a coordenar as atividades durante o dia.

A agenda do dia é seu ponto de equilíbrio

Ao planejar o seu dia, organizando sua agenda e prevendo algumas circunstâncias, é possível ser mais eficiente ao executar as tarefas pendentes e não ficar com trabalho acumulado.

gestão do tempo; mulher com agenda
Agenda na gestão do tempo

Use a tecnologia para otimizar tarefas

Celulares, computadores e internet simplificam a comunicação e a solução de problemas.

Administre sua caixa de emails. Saiba como lidar com tantas mensagens todos os dias.

Organizar e priorizar das tarefas é tudo

Quando a é lista de tarefas é muito grande e, muitas vezes é difícil saber por onde começar. Aprenda a priorizar tarefas.

Coloque em prática a gestão do tempo

gestão do tempo imagem de um relógio

Observe seu comportamento diário e como realiza suas atividades e repare em sua eficiência pessoal.

Tente identificar os processos e instrumentos que te tornam mais produtivo, prático, ágil.

Verifique também com qual qualidade você usa o tempo – se está sendo mais rápido, se foi mais eficiente, etc.

E se sobrar tempo? Ótimo! Use-o a seu favor.

O tempo excedente deve ser usado para coisas que você julga ser nobres. Pode ser desde tirar da gaveta aquele projeto esquecido, colocar aquela ideia em prática, fazer aquele curso que foi deixado de lado, como também ficar mais com seus filhos, ir para a academia, ler um novo livro. O tempo livre deve ser usado para lhe render frutos mais adiante.

Uma rotina equilibrada te encaminha para uma vida mais saudável e balanceada.

Lembre-se, quando você se torna responsável por seu próprio tempo, você assume o controle de sua vida, tornando-se mais eficiente e realizado.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Gostou?

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.