Você conhece sua força e suas fraquezas?

Hoje vamos falar de pontos fortes e fracos, de força e fraqueza. Vou compartilhar com vocês um artigo bastante interessante, de Álvaro de Carvalho Neto, que li na Revista Ser Mais.

força

No artigo, o autor começa contando a história da Beatriz, uma menina considerada tímida, que ficava quieta nos cantos da escola sempre observando o que se passada ao seu redor.

A coordenação, preocupada com o comportamento de Beatriz, pediu para o professor de educação física colocá-la no time de vôlei.

Uma iniciativa para estimular a comunicação da menina. Como Beatriz não tinha muitas habilidades esportivas, ficou no banco de reservas.

Porém, sua timidez, considerada um ponto fraco por todos, a fez desenvolver uma habilidade de observação e registro de detalhes. No banco de reservas, a menina aprendeu as regras do jogo, as técnicas e artimanhas do esporte. Passou a ser peça-chave para o sucesso da equipe, assumindo um papel de conselheira do técnico, que passou a ouvi-la e respeitá-la. Ele usava seus aconselhamentos para definir as estratégias de jogo.

A partir desta história, algumas lições podem ser aprendidas:

Pontos fortes e fracos

É preciso refletir para entender quais são nossos pontos fortes. Eles podem estar mascarados e erroneamente entendidos como pontos fracos. Lembre-se: o que parece um ponto fraco pode ser o ponto forte.

Reflexão

Para identificá-los, faça o seguinte exercício: pense em sua época de escola e nas características que o fizeram concluir aquela fase. Exemplos: persistência, negociação, flexibilidade, etc. Baseie-se no exemplo a seguir:

Se você “colou”na escola resgate qual competência usou para ter a ousadia para colar.

Relembre suas experiências

Descobrir pontos fortes e fracos ocorre a partir das experiências que se vive – através da reflexão sobre erros e acertos, da consciência e confiança sobre o presente e da realização de metas futuras.

Identifique força e fraqueza

Forças e fraquezas são qualificações de desempenho. Forças são definidas por aquilo que foi útil para algum objetivo. Fraquezas são definidas por aquilo que não foi tão útil para determinado objetivo.

força

Explore todas as possibilidades e reveja seus objetivos e busque a autonomia.

Você pode se ver na mesma situação da Beatriz, e descobrir que determinada característica que sempre assimilou como uma fraqueza, em determinada situação foi fundamental para alcançar o objetivo proposto.

Que ela é, na verdade, uma força mal empregada. Ou ainda, uma fraqueza identificada pode ajudar no desenvolvimento de outra força (no caso da Beatriz, a timidez a fez mais observadora).

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

2 comentários em “Você conhece sua força e suas fraquezas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.