Como transformar hobby em negócio

E se fosse possível transformar seu hobby em um negócio?

As pessoas estão na busca de um trabalho que traga renda e também proporcione prazer ao realizá-lo.

Hobby mulher fotografando; mulher tocando piano; mulher pintando.
hobby

É preciso entender as diferenças entre hobby e trabalho.

Tenha em mente que trabalhar com algo que ama fazer, nem sempre é garantia de resultado. Empreender exige mais.

É preciso muito planejamento antes de lançar-se na ideia. Para ter renda, será preciso ver o hobby como negócio. É preciso se preparar para ser um empresário.

Ser um empresário é muito diferente de dedicar todo seu tempo ao hobby.

A família Schurmann, tornou o sonho de dar a volta ao mundo em um veleiro em um meio de sobrevivência. Para isso acontecer, se preparou por dez anos, criou disciplinas extremamente exigentes.

Incluíram uma rotina preparatória treinamentos em diferentes áreas: navegação; primeiros socorros médicos e dentários; eletricidade; eletrônica.

Durante a viagem, a família trabalhou. Os filhos deram aula de mergulho. A mãe escreveu artigos para revistas. A renda para a sobrevivência não veio ao acaso. Tudo foi planejado!

Quer transformar seu hobby em algo rentável?

Hoje existe uma busca pelo equilíbrio entre profissão, família e qualidade de vida. Muitas vezes, damos mais atenção ao trabalho do que os demais fatores. Se você não tem um perfil empreendedor pense duas vezes antes de se aventurar num projeto desse tipo.

Tenha a certeza de que é isso que você quer

Imagino que você saiba tudo sobre seu hobby. Conhece grupos que também adoram as mesmas coisas que você. Busca e troca informações o tempo todo. Conhece pessoas que vivem do hobby.

É bom que você conheça tudo sobre o seu hobby. O primeiro requisito é esse. Saber tudo. O passo seguinte é aprender tudo o que vai precisar saber para transformar o hobby em um produto de geração de renda.

Antes de iniciar a jornada de preparação, busque enxergar como está sua vida hoje, perceba o precisará ser mudado e trace as ação para equilibrar seu sustento durante a fase de transição para o novo projeto. Você precisará do apoio de amigos e dos seus familiares. Nunca esqueça da sua saúde durante essa jornada.

A Roda da Vida pode te ajudar nessa empreitada. Use a roda da vida para refletir e monte planos de ação para buscar o equilíbrio. Isso te ajuda a tomar decisões e fazer planos pessoais.

Quando um hobby vira um negócio

Hobby ceramista; hobby skate; hobby tapeçaria
hobby

O hobby se transforma em um negócio quando há uma demanda para o produto ou serviço relacionado a ele. Só quando essa demanda existe, a atividade pode trazer recursos financeiros.

Até onde eu posso chegar?

Defina quantas horas dedicadas serão necessárias para pagar os investimentos iniciais, quantas horas dedicadas para ter a reserva do fluxo de caixa, quantas horas dedicadas para viver. Planejamento é essencial para criar e manter uma empresa.

Hobby x Trabalho

Segundo Tarso Marques, ex-piloto de Fórmula e designer de carros da TCM, hobby é algo que é pra você. A partir do momento que você começa a fazer para terceiros, deixa de ser um hobby e começa a virar um trabalho que se faz com prazer.

Como eu devo me preparar?

Pense no seu futuro trabalho

Pense no seu hobby como um produto ou um serviço. Que valor ele tem no mercado? Quem pagaria por ele? Você trabalharia só ou reuniria um grupo de pessoas pra trabalhar com você?

No local de trabalho

Onde você vai trabalhar? Que espaço que você precisa? Será necessário equipá-lo com quais equipamentos ou produtos? Qual seria o custo para montá-lo? Quanto você gastaria mensalmente para manter desse espaço?

Quanto pode render

Descubra quanto o mercado está pagando por esse produto ou esse serviço.

Quantifique o número de produtos que você será capaz de produzir em um mês. Se for um serviço, calcule o número de horas que você vai dedicar.

Importante!!! Não se esqueça que você será o empresário. Não poderá dedicar-se só ao hobby. Terá que se dedicar também à gestão do negócio.

Calcule o custo do seu produto ou serviço por hora de trabalho. Descubra quantas horas produtivas de trabalho em um mês serão necessárias para você começar a ter lucro. Esse será seu ponto de equilíbrio.

Busque ajuda de quem conhece as dificuldades dos pequenos

Para quem pensa empreender pela primeira vez o SEBRAE pode te orientar e até ajudar a criar o seu plano de negócio. Só depois você decidirá se o negócio é ou não viável.

Antes de sair da informalidade

Para abrir uma empresa você terá que decidir qual será o enquadramento tributário ideal para o seu negócio.

conheça seus concorrentes

Estude seus prováveis cliente e seus concorrentes. Você verá que seus concorrentes não são só quem vende os mesmos serviços ou produtos que você pretende vender.

Se seu cliente pode gastar um valor com seu produto, ele pode preferir gastar esse valor com serviços diferentes do seu. Esse produtos ou serviços vão concorrer com os seus. Eles também são seus concorrentes.

Pense em como você vai convencer o seu cliente a comprar seu produto ou gastar com você.

Como testar o interesse pelo produto?

Estude o mercado e faça planos de viabilidade. Você terá que fazer investimentos e um planejamento para empreender.

Faça experiências informais com amigos, e amigos de amigos. Você precisará descobrir quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu serviço ou produto.

Gestão

Não basta conhecer a concorrência, os riscos, definir a operação e administrar a sazonalidade dos insumos que você vai precisar. É preciso acompanhar mensalmente tudo isso e ficar atento às mudanças de comportamento dos seus clientes.

Também é preciso conhecer a dinâmica de fornecedores e logística.

O recomendado é que o futuro empreendedor busque conhecimento em gestão de empresas. Não adianta a pessoa ser comunicativa e vender bem, se não têm noções de finanças. Uma dica é buscar cursos de empreendedorismo.

Questione-se

Tente entender os fatores externos e internos que podem afetar o seu negócio. Questione se seus custos sofrem com as variações da cotação de moeda estrangeira. Caso precise ajustar o valor do seu produto ou serviço, seus clientes continuarão a consumi-lo?

Quero trabalhar no meu negócio! Querer X Poder

hobby mergulho; hobby cantar; hobby costurar
hobby

Comece a se experimentar cedo, em pequenos voos, e busque aprendizados e certificações. Quer ter o poder de decisão? Prepare-se!

Caso decida abrir o próprio negócio você precisará aprender muito mais do que comumente se aprende num curso de administração de empresas.

Seu conhecimento deverá ser mais abrangente. Você precisará saber tudo sobre o seu produto e desenvolver expertise para fazer um negócio novo sobreviver.

Use a tecnologia a seu favor

Aprenda a operar softwares para o gerenciamento financeiro, gerenciamento de vendas, de operação e de marketing e divulgação. Existem versões simples e gratuitas desses softwares para quem está começando e tem um número pequeno de clientes.

Eles servem muito bem para ajudar quem quer transformar o hobby em negócio. Eles facilita o gerenciamento das estratégias de vendas e dos leads (as oportunidade de negócio que forneceram informações de contato).

As redes sociais são sua vitrine

Você terá que operacionalizar a comunicação e fomentar a estratégia de marketing ou as estratégias de divulgação para tornar o negócio sustentável. Não bastasse tudo isso, você vai ter que desenvolver sua liderança.

Além da vontade, é importante não ficar “em cima do muro”, indeciso. Paute a decisão nas informações usadas para elaboração do um Plano de Negócio.

Considere quanto tempo você vai precisar trabalhar sem ter o retorno financeiro. O planejamento e preparação precisam estar definidos e prontos para iniciar essa nova empreitada.

O Portal de Ideias tem conteúdos importantes para essa jornada. Clique nos links abaixo e comece a se preparar.

Você saberá reconhecer o momento de fazer a transição.

Boa empreitada! Sucesso!

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.