Tenha um pensamento integrador e se torne um inovador

Inovar é a palavra de ordem do mundo corporativo. As empresas querem criar coisas novas, melhorar práticas do cotidiano, atuar de uma forma diferente, sempre buscando se diferenciar e bem posicionar no mercado.

Para isso, é preciso ideias e líderes com pensamento integrador. O pensamento integrador está por trás das grandes inovações. Quer ver?

A inovação foi uma constante nos últimos 10 anos.

Waze

Em 2011, nasceu o aplicativo Waze. Em 2014 o aplicativo para celular Uber começou a operar no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Ligações via whatsapp

Em 2015, o WhatsApp permitiu ligações gratuitas para todo o mundo. Também neste ano o Google Photos, permitiu armazenar e acessar fotos da nuvem.

Shopping center virtual

O shopping center virou virtual e marketplaces reuniram sites de diversas marcas e lojas em um só lugar. O Banco Original se tornou 100% online em 2015 e de lá para agora tantos outros.

A crise do COVID-19 reforçou essa tendência, as vendas online dispararam em 2020. Quando as lojas físicas comecem a reabrir, encontrará consumidores que planejam continuar comprando online.

São exemplos de inovações que mudaram comportamentos no mundo. Ideias criativas viram inovações quando encontram executivos inovadores, com pensamento integrativo, capazes de viabilizar a implementação de novos negócios.

Criatividade x Inovação

pensamento integrador  imagem ilustrativa de um gato vendo o mundo por outro ângulo.
pensar fora da caixa

Os conceitos criativadade e inovação estão sempre ligados, porém eles possuem significados diferentes. Duaibili & Simonsen Jr. conceituam ambos os termos da seguinte maneira: “A criatividade é a faísca, a inovação é a mistura gasosa. A primeira dura um pequeno instante, a segunda perdura e realiza-se no tempo. É a diferença entre inspiração e transpiração, a descoberta e o trabalho”.

Criatividade

Normalmente a criatividade é um processo que se inicia individualmente, que nasce da ideia de alguém. Já a inovação é um processo coletivo, que deve ser trabalhado em grupo e que leva de forma coletiva a uma mudança.

Não existe inovação sem criatividade. A inovação é a aplicação prática da criatividade. A ideia que surge de um processo criativo só se torna uma inovação quando ela é aplicada. A inovação tem um caráter de concretização, que gera criação de valor.

Como eu posso inovar?

Como eu posso inovar? Se nos aprofundarmos nessa questão, podemos nos deparar com diversas formas e processos que nos auxiliam a inovar, e o pensamento integrador é uma delas.

Pensamento integrador

olhar fora da caixa

Você já se encontrou em uma situação na qual se deparou com duas alternativas, ambas pontuadas por vantagens e desvantagens com maior e menor risco, e ficou na dúvida em qual escolher? E se você não tivesse de abrir mão de nenhuma das duas alternativas e, ao invés disso, unisse as duas alternativas para criar uma terceira solução?

Conceito do pensamento integrador

Mihnea Moldoveanu desenvolveu em 1999 e o conceito de Pensamento Integrativo com Dean Roger Martin.

A Rotman School of Management define o pensamento integrativo como:

“… a capacidade de enfrentar construtivamente as tensões de modelos opostos, e em vez de escolher um em detrimento do outro, gerando uma resolução criativa da tensão na forma de um novo modelo que contém elementos dos modelos individuais, mas é superior a cada um. “

Segundo os autores, o treinamento empresarial é dividido por especialidades muito antigas: finanças, operações, economia, contabilidade, comportamento das organizações, estratégia tecnológica, etc. Hoje os problemas do mundo real geralmente requerem a resolução de problemas de engenharia em um contexto de operações, problemas de programação em contextos de hardware.

“Os pensadores integrativos constroem modelos em vez de escolher entre eles. Seus modelos incluem a consideração de inúmeras variáveis. Tais como: clientes; funcionários; concorrentes; capacidades; estruturas de custos; evolução da indústria e ambiente regulatório. Não se restringe a apenas um subconjunto.

Existe um certo tipo de pensamento importante para ter sucesso nos negócios. Para entender o que é esse pensamento e como conseguir desenvolvê-lo é preciso abraçar um novo conceito de pensamento de valor.

Para o sucesso dos negócios, as pessoas envolvidas nas decisões precisam usar esquemas para capturar o complicado e as relações causais multifacetadas e multidirecionais entre as variáveis-chave em qualquer problema.

O pensadores integrativos consideram o problema como um todo, em vez de dividi-lo e subdividi-lo. Finalmente, eles resolvem as tensões de forma criativa sem fazer compensações dispendiosas, transformando desafios em oportunidades.

Tenha um pensamento integrador

Ao utilizar o conceito do pensamento integrador, considere os vários aspectos do problema e as relações causais entre eles. Cogite as mais variadas relações de causa e efeito entre os aspectos analisados.

jovem olha para uma parede com muitos diferentes papeis colados com pensamento integrador
Pensamento integrador

Quem consegue ter essa visão holística é capaz de manter o problema completo em mente e encontrar soluções criativas. E, utilizando dos argumentos citados acima, o pensamento integrador junta duas coisas que não fazem sentido de modo a criar uma terceira coisa bastante inovadora.

Inovar em 2022

Em 2022 inovar significa sobreviver. Se para você inovar significa ter ideias novas e inventar, para a sobrevivência das empresas, inovação é associada a diversos contextos e pode ocorrer em diversas frentes:

As frentes de inovação para sobrevivência de empresas

Inovação tecnológica ou de produtos

Sobreviver depende da capacidade de introduzir novos produtos e serviços, ou melhorar os já existentes. Os consumidores querem ganhar tempo e pra isso querem praticidade. As empresas precisam inovar adequando seus produtos, através de melhorias técnicas, tecnológicas, no design, na forma de uso, em características funcionais, etc;

Inovação nos processos

Investir dinheiro na melhoria dos processos é a melhor forma de garantir a sobrevivência e se manter competitivo num mercado abalado. É hora de fazer as alterações e implementações de novas técnicas, introduzir equipamentos ou software. Hora de aplicar novos processos de produção; de logística; de produtos ou serviços; ou aprimorar os processos já existentes.

Inovação organizacional

A inovação está em se implementar um jeito novo na prática das empresas. Um jeito novo de fazer negócio, apostar em novos ambientes dentro da organização e nas relações externas. Um exemplo icônico de inovação organizacional há mais de uma década é o Google. Transformou seus escritórios no mundo todo em espaços criativos, onde até cães são bem-vindos.

Inovação de marketing

A inovação está na melhoria dos conhecidos 4Ps do marketing (produto – design ou embalagem, preço, praça – distribuição e promoção).

Experimente-se!

Faça um experimento em sua companhia: junte dois produtos diferentes e veja se consegue transformá-los num terceiro. Isso pode ser feito com o que você quiser – processos, estratégias, projetos, etc.

Em um primeiro momento pode parecer algo impossível de ser feito. Persista e verá que soluções nunca antes pensadas podem surgir. Você passa a ver partes de determinada coisa se encaixar perfeitamente em outra totalmente diferente para solucionar um terceiro problema.

Você provavelmente não conseguirá a solução de primeira, isso não ocorre de uma hora pra outra. Porém é um exercício que pode te trazer muitos frutos, e pode desenvolver em você o perfil do profissional 4.0.

Dica

Uma dica que ajuda a termos pensamentos integradores é voltarmos a ser crianças. Os adultos têm apenas 2% de criatividade (as crianças têm um maior percentual criativo). Pense da seguinte maneira – Hoje tenho 38, me comporto como 28, penso como 18, ajo como 8. Faça isso e você se surpreenderá com o resultado.

pensamento integrador

Gostou desse artigo? Quer ser um líder capaz de grandes guinadas nos negócios? O Portal de Ideias sugere as leituras do artigos: 

Game Changer, o profissional visionário.

Aumente o nível de confiança da sua equipe em você.Criar relações de confiança é tarefa fácil. Manter é um desafio.

Liderar com atitudes e comportamentos. Gestor ou líder? O talento para liderar tem mais a ver com atitudes e comportamentos do que com conhecimento e domínio das ferramentas de gestão.

Como líderes devem se preparar para uma avaliação desempenho construtiva? Transformar a avaliação do desempenho em gestão de desenvolvimento é usar a ferramenta com inteligência.

Líderes. A geração Z está aqui. Preparem-se: eles são diferentes.

Gestão empresarial de sucesso? Conheça os 13 critérios de quem fez acontecer.

Não deixe de ver nossos cursos de preparação de líderes.

A postura do time de sucesso.  Você desenvolverá o time e alavancará seu próprio desenvolvimento como líder e gestor.

Reconhecerá facilmente os perfis dos integrantes do time, independentemente do tamanho das equipes. Saberá como lidar com as âncoras e os colaboradores de média performance.

Não perca a oportunidade de ser  o protagonista da transformação do seu time.

Desempenho ou comportamento inadequado: o que fazer? Aprenda a usar a ferramenta de gestão mais poderosa para tratar questões delicadas de desempenho ou comportamento.

O guia de checagem de gestão impacta positivamente a empresa, outros funcionários, os clientes, a equipe como um todo, o próprio funcionário e você-gestor. 

Descomplique: Comunicação eficaz sem ruídos. Saiba dizer o que pensa sem motivar retaliações e faça sua carreira deslanchar!

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.