Como conciliar tempo e dinheiro

Três pesquisas feitas pela GFK International (o maior instituto de pesquisa de mercado da Alemanha) em 2012, 2014 e 2017 mostraram que pessoas de todo o mundo estão buscando melhor qualidade de vida. Saúde, cultura, comunidade, matéria e espírito foram associados a felicidade. Mais tempo ou mais dinheiro? Mais experiências ou mais dinheiro?  

Como conciliar vida pessoal e profissional

Em 2012, a maior preocupação entre os executivos, era conciliar vida pessoal e profissional. A sensação de felicidade foi associada a trabalho e família, pelos entrevistados. Os participantes da pesquisa também associaram felicidade a saúde, cultura, comunidade, matéria e espírito.

Hábitos saudáveis para manter o equilíbrio

No verão de 2014 a GFK entrevistou mais de 28.000 consumidores em mais em 23 países para saber o que faziam para conciliar atividades e ter equilíbrio. Veremos esses resultados mais abaixo.

As principais causas do estresse

Em 2015, a GfK perguntou para mais de 27 mil consumidores, a partir de 15 anos, de 22 países, incluindo o Brasil, quais são as principais causas de estresse que afetam suas vidas cotidianas. Os resultaram mostraram que:

  • As três maiores causas de estresse cotidiano no mundo são o dinheiro, a pressão e o sono insuficiente.  
  • No Brasil, a criminalidade como fato gerador de estresse apresentou percentuais muito superiores à média global, passando da 10ª posição em nível global para a 1ª posição no ranking das principais causas de estresse no Brasil.

Mais tempo ou mais dinheiro?

Em 2017, publicou resultados de 22.000 entrevistas, feitas em 17 países. A pesquisa avaliou duas vertentes: “Prefiro ter mais tempo do que mais dinheiro” e “Experiências são mais importantes que posses”.

imagem ilustrativa do jogo Monopoly

Desses entrevistados, 31% preferem mais tempo a dinheiro e 9% o contrário. Quando a pesquisa é analisada país a país, essa porcentagem é até maior: (41%) dos chineses; (37%) dos brasileiros e (32%) dos argentinos preferem mais tempo a mais dinheiro.

Dinheiro é mais importante para entrevistados com mais de 60 anos. Tempo é mais importante para entrevistados entre 20 e 30 anos de idade.

Além desse resultado, a pesquisa mostrou que 44% do total de entrevistados acreditam que as experiências são mais importantes que as posses; e só 3% discordam disso.

Mostrou a preferencia por produtos ligados a melhor qualidade de vida e produtos que tornam as tarefas diárias mais simples e rápidas, o que ajuda a conciliar tempo e trabalho.

A busca por praticidade e tempo

Há uma crescente preocupação com qualidade de vida nos últimos cinco anos. As pessoas desejam conciliar muito mais do que trabalho e família. Querem tempo para sentirem felicidade. A sensação de felicidade nas pessoas dependem também de saúde, cultura, comunidade, matéria e espírito.

conciliar.duas imagens: à esquerda imagem de dinheiro e ampulheta; à direita imagem de mãe tenta conciliar trabalho e maternidade.

Conciliar: uma vida feliz e satisfatória em todos os sentidos

Vamos explorar os outros fatores associados a uma vida feliz e satisfatória em todos os sentidos na pesquisa de 2012 (saúde, cultura, comunidade, matéria e espírito) com os resultados do relatório de 2014 para o Brasil.

Saúde

conciliar saúde
conciliar saúde

Sem ela, você é incapaz de melhorar os demais aspectos que influenciam sua vida. Alimente-se bem e beba água. (63% dos brasileiros afirmam que se alimentam bem, e 17 % segue uma dieta específica) .

Durma o suficiente para seu corpo recarregar as baterias . Regule seus horários e não brigue com o seu biorritmo. (67% dos brasileiros afirma dormir tempo suficiente).

Faça check-ups periódicos, frequentando médicos e dentistas. Lembre-se que a prevenção é mais barata e traz mais resultados. (68% dos brasileiros afirma fazer higiene bucal regularmente).

Pratique esportes . Fazer atividade física Encontre uma atividade que mexa com coração e pulmões. (54% dos brasileiros afirmam fazer atividade física).

Medite, ria e cultive o bom humor! (17% afirma praticar técnicas de relaxamento).

Família

conciliar família. pai carrega filho nos ombros
conciliar família

Cuide dela, não importa o tamanho. Valorize suas origens. Manifeste seu afeto. Telefone, peça desculpas, perdoe. Abrace (você não sabe o poder que ele tem!). Acompanhe a vida dos filhos. Compartilhe vitórias, elogie, brinque.

Cultive também os amigos – eles também são sua família. Fortaleça os laços com alegria e diversão. (67% dos brasileiros entrevistados disseram passar tempo com família, amigos e animais de estimação).

Trabalho

Siga sua vocação. Desenvolva competências, busque conhecimentos, desenvolva habilidades e tome atitudes. Tenha prazer e entusiasmo para garantir produtividade no trabalho. Trabalhe com inteligência.

Seja verdadeiro, e cuidado com as armadilhas do escritório. Invista em sua rede de contatos. Consiga se ver daqui a 5, 10, 20 anos. Administre seu tempo e não leve trabalho pra casa. Tenha entusiasmo, paixão e disposição para o que faz.

Como vimos, o dinheiro, a pressão e o sono insuficiente foi sentida como as principais causas de estresse no dia a dia. A manutenção de uma rotina insalubre pode ter consequências irreparáveis à saúde mental e física. Reavalie as possibilidades e tente adequar seu padrão de vida à sua realidade financeira para diminuir a pressão.

Cultura e lazer

Cultura é conhecimento e também autoconhecimento. Leia. Ouça. Assista. De tudo um pouco – isso te dará repertório e te tornará mais interessante e sociável. Vá a shows, teatro, exposições, museus, cinema, bares e restaurantes. Faça cursos, aprenda outro idioma. Mexa com seus sentidos e tire férias regularmente.

Sociedade e comunidade

Aprenda a conviver e busque integração – seja no trabalho, em happy hours com os colegas, nas reuniões de condomínio ou nas atividades da escola dos seus filhos. Veja os amigos, saia com eles. E faça parte da comunidade, seja através de trabalhos voluntários, seja participando de algo ativamente. Seja solidário.

Bens materiais

Não existe problema em querer bens materiais. É comum querer uma casa, um carro, roupas legais, comida gostosa. Tenha satisfação com o que você tem. Busque o que é alcançável e necessário. Manter bens além do necessário custa tempo. (37% dos brasileiros preferem mais tempo a mais dinheiro).

Mente e espiritualidade

Conciliar espiritualidade

Tenha caráter e valores éticos. Tenha fé, ela te ajuda a superar obstáculos. Sua crença está dentro de você.

Quer saber se esses sete pontos mantém um equilíbrio saudável na sua vida? Monte uma Roda da Vida e inclua essas subcategorias. Você vai gostar da brincadeira.

Aprecie as coisas simples, diga não, respeite o tempo: ele é seu e finito!

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.