Estimule a suas múltiplas inteligências

múltiplas inteligências representada por desenhos de rostos de diversas pessoas

A inteligência é formada por diversas habilidades, a cultura é formada por conteúdos e vivências.

Uma pessoa inteligente é uma pessoa consciente e usa suas múltiplas inteligências para isso.

Ser inteligente se refere a capacidade de tomar decisões e fazer escolhas. Decisões coerentes com seus desejos e objetivos dependem da observação do ambiente. As escolhas consideram as opções.

A pessoa inteligente observa o entorno, se reconhece e se insere no ambiente.

As múltiplas inteligências de Garden e equipe

Existem diversas inteligências que podem ser desenvolvidas. 

múltiplas inteligências

Na década de 80, estudiosos de Harvard, liderados pelo psicólogo Howard Gardner, propuseram um novo olhar para inteligência.

Pra eles, cada um de nós pode herdar geneticamente ou desenvolver, diferentes inteligências. Inteligências que não são medidas em testes de QI.

Essa equipe de pesquisadores listaram as 7 diferentes inteligências predominantes representadas na figura.

Para falar de múltiplas inteligências vamos incluir outras visões e análises.

A inteligência emocional de Daniel Goleman

Daniel Goleman, jornalista científico, escreveu o livro Inteligência emocional em 1995 e incluiu a emoção na discussão. O indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as próprias emoções e sentimentos e aprende a lidar com elas, mais que isso, reconhece e aprende a lidar com as emoções dos outros.

A Inteligência profissional

A possibilidade de entender atitudes no ambiente profissional como uma forma de inteligência é recente e ainda pouco acadêmica.

Michel Carbonneau e Jean-Claude Hétu escreveram o capítulo 4 do livro Formando Professores Profissionais, Quais estratégias?, Quais competências? de Léopolf PAQUAY, Philippe PERRENOUD, Marguerite ALTET e Évelyne CHARLIER.

O capítulo chamado “Formação prática de professores e nascimento de uma inteligência profissional” fala de uma inteligência profissional associada à reflexão sobre a ação e capaz de gerar uma transformação na prática.

Esta capacidade está estreitamente ligada à transformação da identidade pessoal e profissional.

Os autores colocam a inteligência profissional como algo que pode ajudar a pensar e criar estratégias para lidar com situações complexas.

A inteligência profissional se desenvolve com interpretações e ações que incluem:

  • análise de conceitos que norteiam a prática;
  • reflexão sobre diferentes abordagens profissionais;
  • valorização do conhecimento dos próprios esquemas de ação utilizados;
  • busca de abordagem flexível que permita respeitar a proposta filosófica e política da organização;
  • reflexão sobre a tendência das análises fragmentadas da realidade e interpretações solitárias.

Uma nova inteligência? Uma frase de efeito?

Poucas referências

Tenho visto o termo inteligência profissional usado aqui e alí para referir a capacidade da pessoa entender o ambiente profissional no qual está inserida, reconhecer seus próprios recursos e assumir diferentes posturas para criar as condições necessárias para atingir seu objetivo.

Nosso ambiente profissional está inserido em um ambiente de trocas e recompensas. Leia nosso artigo O Mundo é VUCA! É nesse contexto que a ideia de uma inteligência profissional é considerada.

Os que admitem essa forma de inteligência consideram que o profissional não é fingido. Ele mostra sua característica mais relevante para o momento. Ele usa todas as inteligências para lidar com a o multifatorial e incerto.

Compartilhar a responsabilidade com outros profissionais de áreas distintas exige muito de cada uma das pessoas envolvidas.

O Portal de ideias acredita que o que determina a seleção de profissionais são critérios, cada vez mais importantes: habilidades emocionais e comportamentais e comunicação sem ruídos.

Daqui em diante especialistas participarão de discussões compartilhadas com diferentes áreas do conhecimento. A interdisciplinaridade será a alternativa inteligente. O aprendizado contínuo será essencial e as práticas corporativas exigirão do profissional todas as suas inteligências.

Sugerimos a leitura do artigo Perfil selecionado X Perfil não selecionado.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Gostou?

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *