Autonomia exige autoliderança, autogerenciamento e automotivação

Quer mais autonomia no trabalho?

mulher com autonomia sentada no chão da rua levantando as mãos com computador no colo
Autonomia

Autonomia não é algo que ganhamos. Para conquistar a autonomia que queremos é preciso desenvolver autoliderança, e pra isso, apostar no autogerenciamento e na automotivação.

Por onde começar?

Adote ferramentas que vão te ajudar. Mantenha o entusiasmo com um objetivo claro e definido.

Autoliderança é o processo de liderar a si mesmo. Autogerenciamento é adotar meios que ajudam a alcançar objetivos. Só alcança a autonomia quem pratica a autoliderança e gerencia seus projetos de vida com entusiasmo.

O que é preciso para desenvolver a autoliderança.

Só desenvolve autoliderança quem tem clareza dos objetivos de vida.

Desenvolver autoliderança é aprender a coordenar as ações e os desejos com o objetivo maior. Ser sempre verdadeiro e consciente. É respeitar a maneira de pensar, agir e sentir. e respeitar sua individualidadepersonalidade.

Dedique-se ao autogerenciamento

Autogerenciamento em nada é parecido com a canção do Zeca PagodinhoMaria Bethânia – …deixe a vida me levar… É adotar comportamentos para atingir objetivos pessoais e, pra quem gosta de poesia, decidir nadar ou boiar nas ressacas com maré cheia.

Clique nos links abaixo para conhecer algumas ferramentas de gerenciamento que irão te ajudar:

Defina planos e metas eficientes.

Identifique o que precisa mudar e estabeleça uma rotina organizada.

Priorize tarefas e aumente a produtividade com a Matriz de Urgência e Importância.

Mantenha a saúde mental equilibrada com a Técnica do Pomodoro.

De tempo em tempo, pare e revise seus planos. A vida não é estática, e os objetivos pessoais de vida e de carreira precisam ser adaptados à novos cenários.

Use a Técnica do Kiss para fazer as perguntas que trarão respostas capazes de te orientar.

Alimente o entusiasmo que está dentro de você

Ninguém consegue manter o entusiasmo sem um objetivo claro e definido. Você vai enfrentar dificuldades e não pode se deixar abater. Some a disposição ao entusiasmo para adotar hábitos e atitudes com foco no seu objetivo pessoal.

É é preciso aprender a equilibrar objetivos pessoais e profissionais sem dissocia-los. A falta de equilíbrio entre a atenção que você dá aos projetos, à saúde, aos amigos e amores é responsável pelo desânimo.

Mantenha-se antenado nas mudanças. Quanto mais alinhado ao desenvolvimento científico e tecnológico você estiver, mais vantagens competitivas terá profissionalmente.

exerça a autoliderança

Liderar é diferente de administrar.

A autoliderança é menos democrática e menos liberal. Na hora de gerir a construção da própria história é preciso ser mais impositivo nas suas ideias e decisões. Isso também vale para o gestor que adota outros conceitos de liderança do seu time no ambiente de trabalho.

Com inteligência emocional e autoconfiança, o líder de si mesmo é autocrítico. Assume responsabilidades e abraça suas decisões e ao mesmo mesmo tempo, não ignora as mudanças e revê seus objetivos.

Conquiste a autonomia

Como conquistar? Não há uma receita. Se você se dedicar ao autogerenciamento; se conseguir alimentar o entusiasmo com equilíbrio; alinhar seus projetos de vida às mudanças; e coordenar as ações e os desejos com seu objetivo maior, você caminhará nessa direção.

Lembre-se de:

Quer transformar hobby em trabalho? Clique aqui e leia o artigo que escrevemos para você.

A autonomia é um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Só teremos autonomia no exercício profissional se a percepção do mercado, dos clientes e das empresas enxergar essas competências em nós.

As empresas buscam algumas competências do profissional com autonomia: senso de disciplina e engajamento, mais foco em resultados. A autonomia proporciona uma visão de longo prazo, gerenciamento de propósitos e protagonismo na carreira.

Boa empreitada,

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *