Delegar – A difícil tarefa do novo gestor

delegar
delegar

Virou gestor! Seja bem vindo. Tenha sucesso nas novas responsabilidades.

Posso te dar umas dicas? Quando um profissional é promovido e vira um novo gestor, fica perdido em seu primeiro dia no novo cargo. O que fazer? É hora de delegar e de não cair na armadilha de continuar fazendo o que fazia antes. Olhe para o novo escopo de seu trabalho.

Você provavelmente foi promovido ou promovida por sua capacidade de liderar pessoas, e não pelas atividades ou funções que tinha. E para fazer essa transição, é preciso saber delegar tarefas.

Como delegar?

Inicialmente, é preciso delegar as tarefas que antes eram de sua responsabilidade, para ficar disponível para si mesmo. Suas novas atividades serão voltadas para a liderança e o desenvolvimento de uma equipe.

Confiar

Delegar significa confiar alguma coisa a uma pessoa. Você precisa decidir quem vai se responsabilizar por suas antigas atribuições. É o liderado, ou os liderados que irão concluir as tarefas. Cabe a você orientar, acompanhar, motivar e avaliar o desempenho do time.

Conhecer o perfil da equipe

delegar
gestor

Para delegar corretamente, é preciso conhecer seus liderados. Entender o comportamento de cada um, as competências do time, e criar vínculos para dar feedback.

Leva tempo. A abordagem S.O.S pode te ajudar a acelerar esse objetivo.

Estimule uma comunicação sem ruídos

Você também terá que definir metas individuais e coletivas da equipe. Adote uma comunicação que não gera represálias. Saiba como dizer o que realmente quer dizer.

Vale investir no desenvolvimento de todos da equipe?

Quando você lidera, delega atividades e se torna responsável pelo desenvolvimento profissional de cada um da equipe.

ferramentas de gestão

Imagine que você será o gestor de uma equipe montada por outro gestor. Nesse caso você terá que avaliar a capacidade individual de performance dos colaboradores da equipe.

Use as ferramentas de gestão – Feedback, Coaching, Conversa Direta – para decidir quem terá autonomia para buscar os objetivos traçados; e em quem investir recursos de treinamento.

A abordagem SOS te ajudar nessa empreitada.

Com ela você desenvolverá o time e alavancará seu próprio desenvolvimento como líder e gestor.

Reconhecerá facilmente os perfis dos integrantes do time, independentemente do tamanho das equipes. Saberá como lidar com as âncoras e os colaboradores de média performance.

Vantagens de delegar com segurança

Quais são os benefícios da delegação de tarefas? Reconhecimento. Quando você estimula e motiva seu liderado com atividades desafiadoras e importantes para a empresa, para a área e para ele mesmo, ele se sente reconhecido.

Cuidado! De agora em diante você será avaliado pelo sucesso e produtividade dos seus liderados

Checagem do desempenho da gestão – Portal deI deias

Você não pode simplesmente passar atividades que o colaborador não consegue fazer e esperar que ele se desenvolva e cumpra com as suas obrigações.

Delegar responsabilidades para uma pessoa que não está preparada, desmotiva e tem por resultado o mal desempenho.

O desafio na arte de delegar é conhecer a fundo seus liderados e enxergar as funções em que cada um pode atuar. Conheça seu time e confie nele. Exercite a liderança e cheque constantemente os pontos que garantem seu bom desempenho como líder.

O Portal de Ideias te apoia nessa empreitada. Fale conosco.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Gostou?

Sugerimos a leitura do artigo Liderar com atitudes e comportamentos.

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.