Quem faz o quê?
Você já teve que executar um projeto e encontrou dificuldades para definir quem faria o quê? Ou ficou em dúvida quanto a quem seria a pessoa a aprovar determinada atividade? Viu sua equipe ou seus pares em dúvida sobre a quem pedir informação?
Isso é comum e é facilmente solucionável.

A matriz RACI é uma ferramenta usada para definir as atribuições de cada pessoa envolvida em determinada atividade, processo ou projeto. A sigla RACI significa:
- Responsável: quem executa a tarefa;
- Autoridade/aprovador: quem deve responder pela atividade;
- Consultado: quem deverá ser consultado antes da tomada de decisão,
- Informado: aquele que deve receber a informação quando algo for realizado (resultados).
A matriz RACI se aplica no gerenciamento de processo, projeto, serviço ou tarefa. Crie uma tabela. Coloque as atividades na vertical, e os participantes na horizontal.
Preencha cada célula da tabela com as letras R, A, C, I, (uma ou mais letras por célula). As letras R, A, C, I determinam os papéis de cada um.
Veja abaixo um exemplo:
Matriz RACI de um processo qualquer

Regras:
- Para toda atividade deve existir pelo menos 1 um responsável pela execução (R) e um dono (A);
- Não pode existir mais de uma autoridade para uma mesma atividade (A).
Essa matriz ajuda a dividir as tarefas entre as pessoas e equipes de forma clara e objetiva. Facilita o acompanhamento dos processos. Documenta as atividades. Essa matriz faz com que todos participem de alguma forma, evitando ociosidade ou excesso de atribuições.
Matriz RACI adaptada
É possível adaptar a matriz RACI para as necessidades e complexidade do projeto. Seguem abaixo alguns exemplos de variações da matriz:
- Backup (B): responsável por substituir algum membro da equipe, quando necessário;
- Criador (Cr): responsável pela criação da entrega;
- Manager (M): quem irá gerenciar a entrega.
Comece a organizar seus projetos com a matriz RACI e tenha maior controle ao longo do percurso.
Gostou dessa ferramenta?
O Portal de Ideias sugere a leitura do artigo Como definir metas SMART. Com as Metas SMART você cria metas eficientes e animadoras.
Metas que motivam o trabalho duro e impulsionam conquistas. Você saberá definir metas relevantes e irrepreensíveis para avaliar o desempenho do colaborador.
Para decidir quem na equipe tem o perfil adequado para assumir a gerência de determinado projeto e quem será o analista 1, analista 2 e analista 3, sugerimos que você conheça a abordagem SOS. Simples e poderosa, SOS é uma ferramenta desenvolvida por Marisa Urban, com resultados surpreendentes na gestão de equipes de alta performance.
Gostou desse artigo? Quer ser um líder capaz de grandes guinadas nos negócios? O Portal de Ideias sugere a leitura do artigo: Game Changer, o profissional visionário.
Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias
Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.
Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.