Desenvolvimento profissional implica em
Se desenvolver para a atividade profissional.
A atividade profissional precisa mais que o domínio do conhecimento que fundamenta o exercício de uma profissão.
Antigamente, aprendizado era sinônimo de sala de aula e leitura. Quanto mais livros você lia ou mais certificados e diplomas conquistava, mais conhecimento você tinha. Engana-se quem acredita que só isso transforma alguém num profissional.
O domínio do conteúdo continua fundamental para um profissional. A atividade profissional requer mais que o conteúdo científico que fundamenta seu exercício. Para o bom desempenho é necessário combinar mais de uma estratégia de aprendizado.
Como buscar o desempenho eficiente e um saber prolongado?
Modelo 70-20-10

Pesquisas conduzidas pelos professores Michael Lombardo, Morgan McCall, Robert Eichinger, do ‘Centre for Creative Leadership’ (Carolina do Norte, Estados Unidos) geraram um novo modelo de aprendizagem, o 70/20/10.
Esse modelo explica como o profissional aprende o que é relevante no dia a dia do exercício de uma profissão.
Os resultados dessas pesquisas mostraram que:
- 70% do aprendizado vêm da prática, do que é vivido no trabalho e os desafios enfrentados no dia-a-dia;
- 20% do aprendizado acontece durante a interação com outros, ao observar colegas, ajudar um par ou ao participar de algum projeto e de programas de desenvolvimento;
- 10% do aprendizado acontece na educação formal.
Desenvolvimento profissional on-the-job
Busque a aprendizagem on-the-job. Aprenda na prática.

Setenta por cento do desenvolvimento vem das experiências nos locais de trabalho.
Inclui o que você aprende em conversas, discussões, em reuniões sobre projetos e nos planos de treinamento e desenvolvimento da empresa.
Trata-se do aprendizado natural e prático que ocorre no cotidiano das pessoas.
Aprendizagem pela interação com colegas, gestores e mentores
Vinte por cento do desenvolvimento profissional é aprendido no contato com colegas. Acontece quando você observa as atitudes daqueles que considera modelos no ambiente de trabalho. Nos feedbacks de colegas e gestores.

Nesse tipo de aprendizagem, a fonte vem dos relacionamentos interpessoais. Coaching e mentoring são outros exemplos desse caminho para o desenvolvimento profissional.
Ao ouvir e entender as dicas e seguir conselhos de colegas mais experientes, o conhecimento chega mais rapidamente. Ter um mentor ajuda a alcançar objetivos. Você é estimulado e provocado para tal.
Educação formal

Os dez por cento do conhecimento profissional vem da educação formal – cursos, treinamentos, certificações, leituras, palestras, workshops, etc.
Formação na atividade profissional
O desenvolvimento para a atividade profissional não segue padrões.
É preciso investir tempo de dinheiro no desenvolvimento profissional. Busque novas competências e amplie conhecimentos e fundamentos. Mantenha o aprendizado constante e contínuo. Faça cursos e adquira novos conteúdos. Para se desenvolver você precisa ir para o mercado aprender on-the-job e interagir.
Vimos que setenta por cento do desenvolvimento profissional vem das experiências nos locais de trabalho. Vem do que você aprende em conversas, discussões, em reuniões sobre projetos, planos de treinamento e desenvolvimento.
Você acha que o aprendizado natural e prático acontece no trabalho remoto?
O Portal de Ideias quer saber sua opinião. Escreva pra nós e contribua com suas ideias.
Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias
Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.
Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.