Desenvolvimento profissional com o modelo 70-20-10

Desenvolvimento profissional implica em

Se desenvolver para a atividade profissional.

A atividade profissional precisa mais que o domínio do conhecimento que fundamenta o exercício de uma profissão.

Antigamente, aprendizado era sinônimo de sala de aula e leitura. Quanto mais livros você lia ou mais certificados e diplomas conquistava, mais conhecimento você tinha. Engana-se quem acredita que só isso transforma alguém num profissional.

O domínio do conteúdo continua fundamental para um profissional. A atividade profissional requer mais que o conteúdo científico que fundamenta seu exercício. Para o bom desempenho é necessário combinar mais de uma estratégia de aprendizado.

Como buscar o desempenho eficiente e um saber prolongado?

Modelo 70-20-10

desenvolvimento profissional
desenvolvimento profissional

Pesquisas conduzidas pelos professores Michael Lombardo, Morgan McCall, Robert Eichinger, do ‘Centre for Creative Leadership’ (Carolina do Norte, Estados Unidos) geraram um novo modelo de aprendizagem, o 70/20/10.

Esse modelo explica como o profissional aprende o que é relevante no dia a dia do exercício de uma profissão.

Os resultados dessas pesquisas mostraram que:

  • 70% do aprendizado vêm da prática, do que é vivido no trabalho e os desafios enfrentados no dia-a-dia;
  • 20% do aprendizado acontece durante a interação com outros, ao observar colegas, ajudar um par ou ao participar de algum projeto e de programas de desenvolvimento;
  • 10% do aprendizado acontece na educação formal.

Desenvolvimento profissional on-the-job

Busque a aprendizagem on-the-job. Aprenda na prática.

desenvolvimento profissional
desenvolvimento profissional – on the job

Setenta por cento do desenvolvimento vem das experiências nos locais de trabalho.

Inclui o que você aprende em conversas, discussões, em reuniões sobre projetos e nos planos de treinamento e desenvolvimento da empresa.

Trata-se do aprendizado natural e prático que ocorre no cotidiano das pessoas.

Aprendizagem pela interação com colegas, gestores e mentores

Vinte por cento do desenvolvimento profissional é aprendido no contato com colegas. Acontece quando você observa as atitudes daqueles que considera modelos no ambiente de trabalho. Nos feedbacks de colegas e gestores.

desenvolvimento profissional
desenvolvimento profissional – mentoria

Nesse tipo de aprendizagem, a fonte vem dos relacionamentos interpessoais. Coaching e mentoring são outros exemplos desse caminho para o desenvolvimento profissional.

Ao ouvir e entender as dicas e seguir conselhos de colegas mais experientes, o conhecimento chega mais rapidamente. Ter um mentor ajuda a alcançar objetivos. Você é estimulado e provocado para tal.

Educação formal

desenvolvimento profissional
desenvolvimento profissional – educação formal

Os dez por cento do conhecimento profissional vem da educação formal – cursos, treinamentos, certificações, leituras, palestras, workshops, etc.

Formação na atividade profissional

O desenvolvimento para a atividade profissional não segue padrões.

É preciso investir tempo de dinheiro no desenvolvimento profissional. Busque novas competências e amplie conhecimentos e fundamentos. Mantenha o aprendizado constante e contínuo. Faça cursos e adquira novos conteúdos. Para se desenvolver você precisa ir para o mercado aprender on-the-job e interagir.

Vimos que setenta por cento do desenvolvimento profissional vem das experiências nos locais de trabalho. Vem do que você aprende em conversas, discussões, em reuniões sobre projetos, planos de treinamento e desenvolvimento.

Você acha que o aprendizado natural e prático acontece no trabalho remoto?

O Portal de Ideias quer saber sua opinião. Escreva pra nós e contribua com suas ideias.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *