Motivar de um jeito novo? Gamificação

Gamificação: a forma lúdica de aprender e motivar!

A gamificação (derivada de gamification, do inglês) significa utilizar mecânicas e dinâmicas de jogos para motivar e trazer aprendizado. É uma atividade que usa os múltiplos recursos de jogos em diferentes contextos da educação corporativa. Capaz de trazer experiências libertadoras que refletem no dia a dia da empresa.

Aposta da educação deste novo século, a gamificação é usada para:

Engajar pessoas. Resolver problemas.

Despertar interesse. Ampliar o aprendizado.

Desenvolver a criatividade.

Motivar ações e comportamentos.

Promover diálogos.

Motivar com gamificação

A gamificação surgiu como uma resposta a diversos males que afetam a educação tradicional, sendo o maior deles o desinteresse dos estudantes, independentemente da idade. Como a lógica dos games é facilmente compreendida, começou a ser utilizada para ampliar conhecimentos tanto organizacionais como formais.

Motivar para um objetivo

Os jogos são usados nos treinamentos com um objetivo definido para situações específicas dos negócio. Influenciam o comportamento das pessoas em prol daquele objetivo determinado, e geram resultados para o negócio.

Não é preciso usar jogos prontos. Times podem se unir para criar jogos.

motivar

Lembrando que não é um jogo para simplesmente ser jogado, ele deve ter uma lógica e um objetivo – sempre visando ampliar resultados para a organização. Dessa forma, todo conhecimento adquirido passa a servir a um propósito, envolvendo os participantes no processo.

Veja dois exemplos de gamificação:

Área da saúde

Em uma empresa de saúde, havia um problema de não comparecimento aos exames pré-natal. Para estimular a realização dos exames, elaboraram, com base em gamificação, o seguinte:

Gestantes conveniadas ao plano de saúde ganham pontos ao comparecerem aos exames pré-natal (e podem trocar esses pontos por produtos para o recém-nascido: roupas, fraldas, etc).

McDonald’s e Monopoly

A empresa criou uma campanha de engajamento, promoção de marca e consumo de produtos usando o conceito da gamificação.

Através da compra de produtos McDonald’s a pessoa ganhava um selo do jogo Monopoly. Esse selo poderia conter prêmios instantâneos, ser acumulado para trocar por prêmios (ação do tipo ‘Achou, juntou, trocou’), e poderiam ser cadastrados no site promocional para participar de sorteio de outros prêmios.

O lúdico para motivar a equipe

O conhecimento sobre análise de dados, sobre aplicação de mecânicas de jogos e tecnologias disponíveis é essencial para a existência da gamificação nas empresas. A interação das áreas de Recursos Humanos e Marketing é extremante relevante para o entendimento das necessidades comportamentais das pessoas.

O que é preciso para elaborar um jogo

motivar

Para você elaborar um jogo e aplicar em sua empresa (em uma campanha de marketing, como uma ação de treinamento ou outro objetivo relevante), siga os seguintes passos:

  1. Estabeleça o seu objetivo;
  2. Defina o público alvo;
  3. Dê incentivos para engajar;
  4. Defina os benefícios que eles terão ao participar.

Na gamificação, o céu é o limite. O jogo elaborado pode ser construído de muitas maneiras. Ponha sua criatividade em ação e comece a aplicar gamificação na sua área, na sua empresa, e obtenha resultados incríveis.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

2 comentários em “Motivar de um jeito novo? Gamificação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.