A difícil tarefa de reconhecer tendências.
Transformar também é tendência. A transformação revigora os negócios e define novos talentos – Conheça as tendências comportamentais da nova sociedade 4.0.
Para começar vamos entender transformação no mundo dos negócios e do trabalho. Precisamos diferenciar modas e ondas, de tendências e mega tendências. Ao entender as diferenças o transformar se inicia em você.
Tanto as modas como as ondas são ambos movimentos relacionados a um surto de consumo, impactam o comportamento do mercado, por um tempo limitado.
A moda é um movimento rápido, tem dia e hora para começar e terminar. A onda é um surto de consumo que vem e vai.
As tendências são identificadas a partir de uma análise transversal da sociedade e apontam as pistas que sustentam o desenvolvimento de inovações. A pesquisa de tendências por si só é uma tendência de mercado e emprega um número vasto de especialidades.
A sociedade está se transformando de uma maneira muito rápida e impactante. Tendências novas estão moldando negócios, conduzindo tecnologias, definindo novos talentos, mudando os comportamentos das pessoas e exigindo mais dos profissionais.
Por que é importante reconhecer as tendências?
Para saber transformar. Sobreviverão as empresas e os negócios e os profissionais que estiverem atentos a elas.
A Hyper Island, uma escola de inovação, publicou um relatório com tendências voltadas para essa temática.
discutiremos as tendências comportamentais.
Transformar comportamentos: como essa tendência está acontecendo
COCRIAÇÃO

A cocriação é literalmente criar algo em conjunto – uma ideia nova, um projeto novo, um grupo de discussão, etc. É criar, inovar, é ser criativo em conjunto.
A internet permite cocriar mais. Aproxima pessoas com os mesmos interesses.
É importante cocriar com objetivos positivos para a sociedade.
RELACIONAMENTO ONLINE
Nossas vidas sociais estão cada vez mais digitais. Aumentou nossa habilidade de manter relacionamentos que atravessam fronteiras geográficas e a tecnologia ajudou a manter a comunicação constante. Hoje conseguimos ter amigos que moram em outros países, falar com familiares que moram fora, etc.
Porém, somente o relacionamento online não é suficiente. Para relacionamentos amorosos e afetivos, a conexão offline continua sendo muito importante.
CULTURAS GLOBALIZADAS

Em um mundo em que todos estão conectados, as fronteiras das culturas são removidas. Isso requer grande entendimento e respeito pela diversidade. No futuro globalizado, a informação circula e novas e inovadoras subculturas nascem.
ECONOMIA SOCIAL
Surgiram plataformas digitais para criar relações próximas entre empresas e investidores. Alguns conceitos que fazem parte da economia social são:

- Crowdfunding: baseado em recompensas. As pessoas investem em ideias e ganham o produto quando ele for financiado;
- Crowd equity: funciona como o mercado de ações – você vira sócio/patrocinador de um negócio e recebe sua participação caso ela gere valor;
- Crowd lending: plataforma de empréstimos (como os bancos). Você empresta dinheiro para a pessoa e depois recebe o dinheiro com juros.
Os modelos não são novos. O formato é novo e a operação ocorre sem o intermediário.
FILTRO DE BOLHAS
Desde a criação da web semântica, a Inteligência Artificial é usada por empresas para entender seus interesses e oferecer produtos, serviços e informações que você provavelmente vai gostar e se interessar.
isso torna suas buscas na web mais rápidas e fáceis e nos aproximamos daquilo que nos interessa. É a web semântica que permite o impacto diário de sugestões sobre o que comer, o que vestir, o que ler, etc.
O lado negativo de tudo isso é que esse filtro nos coloca numa bolha. Inibe nossa espontaneidade. Reprime nossa habilidade para análise crítica.
É o filtro que cria uma bolha ao nosso redor e nos leva a sempre consumir aquilo que nos sugerem.
Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias
Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.
Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.