Transformar: tendência e comportamento

A difícil tarefa de reconhecer tendências.

Transformar também é tendência. A transformação revigora os negócios e define novos talentos – Conheça as tendências comportamentais da nova sociedade 4.0.

Para começar vamos entender transformação no mundo dos negócios e do trabalho. Precisamos diferenciar modas e ondas, de tendências e mega tendências. Ao entender as diferenças o transformar se inicia em você.

Tanto as modas como as ondas são ambos movimentos relacionados a um surto de consumo, impactam o comportamento do mercado, por um tempo limitado.

A moda é um movimento rápido, tem dia e hora para começar e terminar. A onda é um surto de consumo que vem e vai.

As tendências são identificadas a partir de uma análise transversal da sociedade e apontam as pistas que sustentam o desenvolvimento de inovações. A pesquisa de tendências por si só é uma tendência de mercado e emprega um número vasto de especialidades.

A sociedade está se transformando de uma maneira muito rápida e impactante. Tendências novas estão moldando negócios, conduzindo tecnologias, definindo novos talentos, mudando os comportamentos das pessoas e exigindo mais dos profissionais.

Por que é importante reconhecer as tendências?

Para saber transformar. Sobreviverão as empresas e os negócios e os profissionais que estiverem atentos a elas.

A Hyper Island, uma escola de inovação, publicou um relatório com tendências voltadas para essa temática.

discutiremos as tendências comportamentais.

Transformar comportamentos: como essa tendência está acontecendo

COCRIAÇÃO

transformar
Cocriação

A cocriação é literalmente criar algo em conjunto – uma ideia nova, um projeto novo, um grupo de discussão, etc. É criar, inovar, é ser criativo em conjunto.

A internet permite cocriar mais. Aproxima pessoas com os mesmos interesses.

É importante cocriar com objetivos positivos para a sociedade.

RELACIONAMENTO ONLINE

Nossas vidas sociais estão cada vez mais digitais. Aumentou nossa habilidade de manter relacionamentos que atravessam fronteiras geográficas e a tecnologia ajudou a manter a comunicação constante. Hoje conseguimos ter amigos que moram em outros países, falar com familiares que moram fora, etc.

Porém, somente o relacionamento online não é suficiente. Para relacionamentos amorosos e afetivos, a conexão offline continua sendo muito importante.

CULTURAS GLOBALIZADAS

pessoas de diferentes culturas conversam pela internet.
Culturas Globalizadas

Em um mundo em que todos estão conectados, as fronteiras das culturas são removidas. Isso requer grande entendimento e respeito pela diversidade. No futuro globalizado, a informação circula e novas e inovadoras subculturas nascem.

ECONOMIA SOCIAL

Surgiram plataformas digitais para criar relações próximas entre empresas e investidores. Alguns conceitos que fazem parte da economia social são:

Transformar
Crowdfunding; Crowd equity; Crowd lending
  • Crowdfunding: baseado em recompensas. As pessoas investem em ideias e ganham o produto quando ele for financiado;
  • Crowd equity: funciona como o mercado de ações – você vira sócio/patrocinador de um negócio e recebe sua participação caso ela gere valor;
  • Crowd lending: plataforma de empréstimos (como os bancos). Você empresta dinheiro para a pessoa e depois recebe o dinheiro com juros.

Os modelos não são novos. O formato é novo e a operação ocorre sem o intermediário.

FILTRO DE BOLHAS

Desde a criação da web semântica, a Inteligência Artificial é usada por empresas para entender seus interesses e oferecer produtos, serviços e informações que você provavelmente vai gostar e se interessar.

isso torna suas buscas na web mais rápidas e fáceis e nos aproximamos daquilo que nos interessa. É a web semântica que permite o impacto diário de sugestões sobre o que comer, o que vestir, o que ler, etc.

O lado negativo de tudo isso é que esse filtro nos coloca numa bolha. Inibe nossa espontaneidade. Reprime nossa habilidade para análise crítica.

É o filtro que cria uma bolha ao nosso redor e nos leva a sempre consumir aquilo que nos sugerem.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.