Dissonância Cognitiva atrapalha seu desenvolvimento

Pare de justificar: você sabe que está errado!

Dissonância Cognitiva
Dissonância Cognitiva

Você já se viu dando justificativas para uma opinião mesmo sabendo que é errada? Isso é a dissonância cognitiva em ação.

Saiba o que ela significa na sua vida. Aprenda a controlá-la e se posicione. Pessoas com boas ideias sabem controlar a dissonância cognitiva. Líderes precisam controlar!

Dissonância cognitiva na vida e no trabalho

A dissonância cognitiva é uma forma que o cérebro criou de fazer pegadinhas e atalhos usados pelo sistema nervoso para facilitar nossas vidas.

Essa é uma teoria que surgiu nos anos 50 para explicar por que nos sentimos desconfortáveis ao enfrentar um conflito na nossa mente. Ela acontece quando nossas crenças e comportamento estão fora de sincronia.

Exemplos:

Dissonância Cognitiva
Dissonância Cognitiva

A pessoa sabe que fumar faz mal para a saúde e continua com o tabagismo. Ela está sendo contraditória e tendo a dissonância cognitiva.

Sabe que açúcar faz mal e come chocolate compulsivamente pode ser outro exemplo.

Se diz ateu e pede a Deus ajuda nos momentos de dificuldades.

Descubra as pegadinhas do cérebro

A dissonância cognitiva não acontece só com crenças. Está presente em situações com amigos ou colegas de trabalho, nas reuniões familiares.

Está ativa toda vez que alguém justifica um ponto de vista que não tem consistência de uma forma acalorada.

O nosso cérebro funciona da seguinte maneira: quando estamos motivados a apoiar um ponto de vista (por crenças ou posicionamentos que nunca questionamos) nossas opiniões e falas se desviam para aquela visão.

É muito difícil admitir que estamos errados.

Não questionamos muitas de nossas crenças. Defendemos ideias sem pensar sobre elas com unhas e dentes. Nessas ocasiões somos incoerentes conscientes.

Mudar de ideia é tão difícil. Por quê?

dissonância cognitiva
dissonância cognitiva

Nosso cérebro sempre tenta fugir. Mudar de ideia exige esforço e tempo para um olhar particularizado para cada ideia.

Mudar de ideia é um movimento que demanda energia. Uma ação consciente que exige esforço.

O problema é que essa “preguiça cerebral” impede que as pessoas vejam o mundo por diferentes ângulos, limita a criatividade e reduz as perspectivas de ação.

Conclusão: dificulta o desenvolvimento pessoal.

Se queremos nos conhecer melhor, precisamos forçar nosso cérebro a vencer essa fuga e resistência para podermos ver outros aspectos de nós mesmos.

Controlar a dissonância cognitiva é essencial para o trabalho 4.0

Se permitirmos a dissonância em nosso dia a dia, passamos a distorcer algumas realidades, negar fatos, ignorar afirmações científicas, e criamos falsas memórias. E isso é um problema!

Hoje nós trabalhamos em ambientes corporativos, econômicos e políticos incertos, voláteis, complexos e ambíguos.

Cada vez mais precisamos de criatividade e lucidez para driblar as dificuldades e inovar. A dissonância cognitiva é uma âncora que impede o desenvolvimento pessoal e profissional.

O primeiro passo para levantar essa âncora e seguir crescendo é fazer um esforço individual para reconhecer a presença da dissonância.

Cura e crescimento

A “cura” para a dissonância cognitiva acontece quando ficamos sempre atentos aos sinais de que ela está agindo. Ao sentir que a dissonância cognitiva está em ação mude suas atitudes e comportamentos. Desta forma você cresce e amadurece cada vez mais.

Isso acontece em diversas situações com todas as pessoas. Para evitar as ações da nocivas da dissonância cognitiva, sempre que for discutir algum assunto, pense se sua opinião realmente tem fundamento antes de jogá-la na conversa.

Reflexão

Ouça as diversas opiniões se surgirem nas conversas e reflita se a sua está coerente ou se você está passando por um momento de dissonância cognitiva. Fazer essa reflexão te ajudará a sair do automático e quebrar as barreiras do cérebro preguiçoso.

reflita
reflita

O Portal de Ideias vai te ajudar nessa jornada!

Saiba decidir falar ou calar em segundos. Aprenda e adote uma comunicação que não gera represálias. Saiba como dizer o que realmente quer dizer. Você não precisará mais aceitar uma ideia com a qual não concorda sem se posicionar. 

O curso Descomplique: Comunicação Eficaz Sem Ruídos te prepara para  obter resultados eficientes nas conversas com pares e chefes no ambiente corporativo. Quem sabe como dizer é escutado e respeitado.

Se você quer ser um líder e pretende transformar sua equipe em um time de sucesso você precisa identificar a dissonância cognitiva nos colaboradores do seu time e na vida dos seus colegas. O curso A Postura do Time de Sucesso vai te ajudar nessa empreitada.

O mente de líderes que promovem grandes guinadas em grandes empresas é sempre dinâmica e não há espaço para a Dissonância cognitiva. Quer saber mais sobre essas lideranças especiais? O portal de ideias sugere a leitura do artigo Game Changer, o profissional visionário.

Sucesso

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *