Como definir metas SMART

Por que é importante saber definir metas SMART?

No mundo corporativo, é preciso definir metas SMART para atingir os objetivos da empresa, do negócio ou dos projetos.

Saber definir metas é muito importante. É um aprendizado para o trabalho e para a vida. Quando a meta é definida sem método ninguém consegue batê-la. Ela é desestimulante.

As metas nas grandes empresas existem para avaliar o desempenho dos colaboradores. Nos encontros de feedback, é comum o gestor pedir para o colaborador fazer uma autoavaliação e apontar pontos a desenvolver.

Neste momento, o colaborador define uma meta para ele mesmo e se compromete com alcançá-la. Aprenda a definir metas possíveis e realistas. Não dê um tiro no próprio pé.

Metas SMART

Existem técnicas para definir metas bem elaboradas. Neste post, você vai conhecer o conceito de Metas SMART.

Esse conceito te ajuda a definir objetivos tangíveis, e te orienta na hora de definir metas eficientes, motivadoras e possíveis.

metas SMART
definir metas

Através desse conceito, a meta criada tem as seguintes características:

  • é específica;
  • mensurável;
  • atingível;
  • relevante;
  • baseada no tempo.

Essas características formam, em inglês, o  acrônimo SMART – specific, measurable, achievable, relevant e time-based.

Abaixo temos a explicação de cada característica que compõe uma bem elaborada, uma meta SMART.

Como definir metas SMART

Specific (específica):

A primeira coisa que você deve pensar para definir uma meta, é: ela é específica? Fuja de más interpretações. Ao ler a meta, todos devem compreender do que ela se trata.

Measurable (mensurável):

Além de específica, a meta deve ser mensurável. O resultado esperado deve ser claro e quantitativo. É mais fácil criar metas mensuráveis nas áreas de vendas e finanças. Nessas áreas os números fazem parte do dia a dia.

Em áreas como recursos humanos e jurídico as dificuldades são maiores. Mesmo assim, é preciso criar indicadores para essas áreas. É preciso encontrar formas de tornar algo que não é numérico em algo mensurável.

Achievable (atingível):

Fuja das metas impossíveis. Elas desmotivam e frustram. Crie metas realistas. Metas intangíveis gera descrédito.

Relevant (relevante):

A meta relevante impacta diretamente o negócio, e dá um propósito para aquele que busca alcançá-la. Metas sem relevância não são prioridade. Para criar uma meta relevante é importante olhar os números da empresa, como o faturamento, número de clientes e lucro.

Time-based (temporal):

As metas precisam de prazos para execução. Metas sem prazo não são metas, são desejos. Além de definir metas, você deve definir o período para sua realização.

Metas SMART no mundo corporativo

Veja alguns exemplos:

Estratégia:

Abrir 2 filiais (mensurável) da loja até o final de 2020 (temporal), sendo uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro (específico), para ampliar a penetração de mercado nas metrópoles brasileiras (relevante e atingível).

Estrutura:

Contratar 20 novos colaboradores (mensurável) para a equipe de vendas (específico) até dezembro de 2019 (temporal e atingível) visando fortalecer área comercial (relevante).

Faturamento:

Aumentar 30% das vendas (mensurável) de serviços de limpeza (específico) no ano de 2019 (temporal) para melhorar a performance desse setor dentro da companhia e garantir a ampliação desse nicho de mercado (relevante e atingível).

Metas SMART nos seus projetos pessoais

Veja alguns exemplos:

Emagrecer

5kg (mensurável e específico) em 6 meses (temporal e atingível)  visando o bem-estar e qualidade de vida (relevante).

Correr uma meia-maratona

21km (mensurável e específico) em um ano (temporal) visando melhorar minha performance em corrida (relevante e atingível).

Com as Metas SMART você cria metas eficientes e animadoras. Metas que motivam o trabalho duro e impulsionam conquistas. Você saberá definir metas relevantes nos resultados da empresa e irrepreensíveis para avaliar o desempenho do colaborador.

Comece agora a elaborar as suas metas SMART e seja mais assertivo em seus objetivos.

Se você elabora metas para sua equipe, os cursos de liderança do portal de Ideias podem te ajudar a ser o líder que o mercado está buscando.

Saiba como lidar com desempenho ou comportamento inadequado. Aprenda a usar a ferramenta de gestão mais poderosa para tratar questões delicadas que impactam a empresa, outros funcionários, clientes, a equipe como um todo, o próprio funcionário e você-gestor. 

Saiba decidir falar ou calar em segundos. Aprenda e adote uma comunicação que não gera represálias. Saiba como dizer o que realmente quer dizer. Você não precisará mais aceitar uma ideia com a qual não concorda sem se posicionar. 

Conheça uma ferramenta poderosa para reconhecer facilmente os perfis dos integrantes do time no dia a dia do trabalho, independentemente do tamanho das equipes. Aprenda a lidar com as âncoras e transforme o seu time.

Sucesso

Gostou desse artigo? Quer ser um líder capaz de grandes guinadas nos negócios? O Portal de Ideias sugere a leitura do artigo: Game Changer, o profissional visionário.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.