O trabalho do futuro

Seu filho vai ganhar dinheiro quando se formar?

Você precisa entender mais sobre o trabalho do futuro para se ajudar e ajudar seu filho.

Está chegando mais uma revolução tecnológica. Uma revolução poderosa que vai mudar a vida e o trabalho do futuro de forma definitiva.

Sabe o que vem por aí?

trabalho do futuro
Uma grande onda se aproxima para varrer tudo o que está desatualizado

Como sobreviver às mudanças

Desde 2000 vivemos as mudança geradas pelo o impacto da tecnologia nas empresas em três grandes ondas transformadoras. A cada onda, o perfil do negócio no mundo mudou. Mudou o que se compra e como se vive. As três ondas chegaram, passaram e você sobreviveu. Mas a quarta onda é gigantesca, um tsunami que já está chegando e vai varrer empresas e os profissionais desatualizados.

Entenda como sobreviveu para saber seguir.

Você vai precisar disso para a surfar um tsunami. Está pronto? Está capacitado para ser o pai parceiro que seu filho precisa nesse momento?

Os avanços tecnológicos, sempre vieram antes das mudanças na indústria e nas empresas mundiais. É a tecnologia que move o empreendedor e a atenção do jovem. É o jovem determina o que será consumido, o que será produzido. Sempre foi assim.

Onde você estava quando a primeira onda passou.

Quando a primeira onda trocou o perfil do negócio por aqui o momento era de crise econômica e desemprego. Você era jovem. O Brasil tinha dívidas enormes. O comércio estava inundado com produtos importados. As estatais de energia, siderurgia e telecomunicações estavam à venda e empresas estrangeiras entraram no país.

Quem não investiu quebrou

Foi preciso muito dinheiro de empresários brasileiros para garantir a modernização e suportar a concorrência. Quem não investiu quebrou. A Mesbla tinha 180 lojas e 28 mil funcionários. Teve seu fracasso decretado em 1999. Você ainda não tinha nada a perder e sobreviveu.  Nossa indústria foi aos poucos transformada.

Em outubro de 1999 chegou no Brasil o Mercado Livre, um negócio que nasceu na Argentina, pioneiro no comércio eletrônico na América Latina, foi o primeiro a implantar o trabalho do futuro.

Você descobriu coisas novas depois que a segunda onda passou

A segunda grande onda que trocou o perfil do negócio no mundo aconteceu na era dos serviços web gratuitos.  Em 2005 o Google comprou a plataforma Android. Liberou na plataforma o uso do código aberto do sistema Android para qualquer desenvolvedor.

Deu a oportunidade para o desenvolvedor estudar e alterar códigos, distribuir softwares com qualquer finalidade pela internet de forma gratuita. Resultado: entre 2005 e 2008 o cidadão comum teve acesso gratuito às maiores transformações tecnológicas. Viveu as mais profundas mudanças de comportamento.

Você passou a usar o Google Maps e o Google Earth. O site Youtube. O Street View. O Google Chrome, um navegador desenvolvido do zero que não travava. Adotou o Spotify. Comprou um celular SMART e usou as primeiras lojas de aplicativos. Você não só sobreviveu, como amou as novidades.

Pergunto: se adaptou ao novo perfil da empresa pós terceira onda ?

Na terceira grande onda que trocou o perfil do negócio no mundo, apareceu a empresa fundada na nuvem. Sua vida e as empresas foram parar definitivamente na nuvem. Negócios impensados, até então. Empresas sem endereço para o consumidor, que falam com o cliente só pela internet. Empresas que cresceram rápido e mudaram estratégia de vários setores.

Você parou de comprar nos sites das empresas e ajudou a promover o trabalho do futuro que chegou com a terceira onda. Encontrou o produto que queria no marketplace, pagou online com cartão de crédito e recebeu o produto em casa. Você sofreu um bocadinho, ficou cismado e com medo, mas se adaptou e usou tudo:

  • WhatsApp em 2009
  • Waze em 2011
  • Uber e a Conta corrente digital em 2014

A notícia, a propaganda e o marketing descobriram você

Não é mais você que escolhe. Agora você será ou não será escolhido. A notícia, a propaganda e o marketing descobriram quem você é e do que você gosta.

O universo de redes sociais foi usado para propaganda pessoal, de produtos e de serviços. Nasceu a profissão do influenciador digital. Novos negócios saíram a procura de profissionais com habilidades diferentes.

Novos profissionais despontaram: o cientista de dados, o desenvolvedor de aplicativos, o especialista em marketing digital, o analista de mídias sociais, o profissional da tecnologia da informação, o desenvolvedor de jogos, o desenvolvedor web, o engenheiro de software, o especialista em e-commerce. Aos poucos usamos e viramos o que é novo.

Entenda o que mudou e o porquê mudou para ajudar seu filho

trabalho do futuro
quatro pessoas de diferentes gerações trabalhando juntas

Hoje é mais difícil trabalhar. É mais difícil ser o profissional que as empresas buscam. Não bastasse isso, tudo está a um passo de mudar novamente.

É preciso estudar muito mais e também é preciso começar a trabalhar cedo para ter experiência. Você precisa se preparar para ajudar a formar o jovem que vai trabalhar depois que a quarta onda atravessar seu caminho e trocar novamente o negócio do mundo.

Sei que você está vendo tudo isso acontecer, mas muita coisa aconteceu depois da passagem da terceira onda e você pode não ter tido tempo para olhar as mudanças atentamente. Quem não entender as transformações do trabalho da terceira onda pode se afogar na gigantesca quarta onda.

A quarta onda

A quarta grande onda vai passar na sua vida e trocar novamente o perfil do negócio no mundo, está aqui. Um exemplo? Sete anos depois da grande expansão dos marketplaces no Brasil, 2019 trouxe novidades que novamente mudam o perfil do varejo.

A nova estratégia da Amazon e Magalu coloca em cheque os marketplace consolidados e muda a estratégia para a pequena indústria e o comércio. Indústrias e empresas de todos os tamanhos já estão estocando a produção diretamente nos gigantescos centros de distribuição.

Outro exemplo? O Marketplace está virando banco. Em novembro de 2018 o Mercado Livre recebeu o aval do Banco Central brasileiro para virar uma financeira. Esses exemplos são só a ventania que antecede o tsunami que vem aí e vai mudar de novo o trabalho do futuro.

O que virá mudará o mundo que seu filho vai trabalhar

IoT, 5G, computação quântica, indústria virtual, automação, Inteligência Artificial. Já é possível o computador fazer correlações não antes pensadas pelo homem e impossíveis para o homem. Tomar decisões em milissegundos a partir da análise de big data alimentada por dados coletados por máquinas e robôs. Nada disso vai passar pela intervenção do homem.

Estamos sendo transferidos para outra era. Uma nova troca de empresas. Essa onda pede uma mudança estratégica radical dos negócios. Os profissionais que as empresas vão precisar serão outros. Eles precisam de outras habilidades. Virão novas profissões.

Quer saber o que vem pela frente? Se transforme no pai parceiro e saiba o que muda o futuro do seu filho.

Gostou?

Quer saber quem são os profissionais que estão orquestrando a virada? Quais são as habilidades de um “game changer”? Para conhecer o mundo dos raros profissionais capazes de mudar o jogo dos negócios o Portal de ideias sugere a leitura do artigo: Game changer, o profissional visionário.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe uma resposta