Atividade Acadêmica Complementar certa para turbinar o seu currículo

Ainda não fez as AAC?

atividade complementar
Conheça o que as empresas querem de você.

Pelas Diretrizes Curriculares do MEC, a Atividade Acadêmica Complementar (AAC) é obrigatória, e é parte da formação profissional nos cursos superiores. Neste grupo estão as atividades não incluídas na grade curricular exigidas para a obtenção do diploma universitário.

A atividade complementar deve ser feita paralelamente às disciplinas do curso superior. Quem não cumprir a carga horária mínima durante a graduação terá que se manter matriculado até que cumpra essa exigência. Só depois disso o aluno receberá o diploma universitário.

“A partir de agora, o aluno terá todas as atividades registradas em um único documento oficial da Universidade. É o registro da vida acadêmica dele, do seu perfil”, explica o pró-reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes.

Os alunos da USP, desde 2015 podem solicitar o registro de várias Atividades Complementares em seu histórico escolar. Isso permite que o aluno construa um currículo diferenciado considerando as disciplinas optativas e atividades complementares validadas pela Faculdade.

É o universitário que escolhe o que fazer. Os conteúdos aprendidos ou as habilidades desenvolvidas devem se relacionar com o Projeto Pedagógico do seu curso. A carga horária varia dependendo do curso, e cada instituição de ensino define o que vai validar como AAC.

Um cuidado importante: Você precisa buscar informações na área de alunos sobre quais atividades são AAC na sua Faculdade, antes de fazer suas escolhas. As exigências variam de curso para curso e de uma instituição de ensino para outra.

A proposta do MEC espera que os alunos façam mais de uma atividade complementar. Quer um exemplo de como isso funciona na pratica? No curso de administração da UNIFESP os alunos devem comprovar 120 horas dedicadas à atividade complementar. Para cada modalidade, o limite máximo de horas dedicadas são 80 horas.

Quais atividades complementares vale a pena buscar?

São várias modalidades de atividade complementar. Muitas delas podem ser feitas dentro da própria Faculdade.

Programas oferecidos na própria faculdade

Na faculdade procure por programas de monitoria ou iniciação científica; programas de intercâmbio em outras instituições de ensino no Brasil ou no exterior.

Competições

Também é bacana participar de competições. As competições são promovidas por instituições que fomentam o desenvolvimento técnico científico de jovens talentos. Bons projetos podem dar início a startups.

Institutos ligados à universidade

empresa júnior
Novos projetos e desenvolvimento de lideranças

Você pode trabalhar em Institutos ligados à Universidade, como Empresas Juniores, Centros Acadêmicos e Atléticas.

Aprendizagem extramuros

Busque atividades complementares nos ambientes extramuros. São atividades como a participação em encontros científicos; cursos (presenciais ou não presenciais) de capacitação suplementar. Exemplo: cursos livres de línguas; ou cursos livres de curta duração voltados a preparação de gestores; ou credenciamento para uso de softwares.

Voluntariado

Vale lembrar que alguns cursos validam horas dedicadas ao trabalho voluntário.

Na hora de definir que atividades você quer fazer, procure as que vão desenvolver em você as competências que o mercado de trabalho deseja e a grade curricular não contempla.

Você pode escolher diferentes atividades para complementar sua formação. Procure atividades que vão agregar valor na sua prática profissional.

Para uma advogada, ter um curso de dança flamenca…

Se você cursa licenciatura, há outras regras.

O principal foco da licenciatura é formar professores e educadores. Os conteúdos do curso superior combina disciplinas da área escolhida com disciplinas ligadas à educação. Esses cursos tem outras Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação, as chamadas Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC).

O estudante de licenciatura precisa dedicar 200 horas a atividades acadêmicas, científicas e culturais para o ter o diploma.

Fique atento: Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) e as chamadas Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) são coisas diferentes.

Não importa a graduação que você está fazendo. Você vai trabalhar direta ou indiretamente com o mundo corporativo e precisa saber como ele funciona.

O Portal de ideias tem a mais enriquecedora atividade de educação complementar extra muro que você pode ter.  

O programa Carreira em Foco traz a realidade das empresas sem rodeios. Você vai conhecer o mundo corporativo, como ele conversa, suas estruturas, estratégias, diferentes culturas e linguagens e prepara você para entrar como protagonista da própria carreira.

Quer conhecer o perfil do seu chefe? Saber quem é quem na equipe? Identificar um talento? Conheça a metodologia SOS para saber o que esperar de cada um dos seus colegas. O curso A postura do time de sucesso vai ensinar tudo que você precisa para saber para ser “o cara” na empresa.

Portal de Ideias

Nas versões presenciais dos cursos do Portal de Ideias, você terá a uma vivência intensa. Participará de dinâmicas, oficinas e atividades interativas que promovem entendimento e troca de experiência entre universitários, jovens que já vivem o trabalho corporativo e o RH. Entre em contato conosco.

Estamos te esperando

Nathália Tramontina – CEO do Portal de Ideias 

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe uma resposta