O efeito das influências nos jovens

Parece comigo. Vale tentar se parecer com alguém?

Influências. Jovem com pincel na mão pintando o rosto
Jovem com pincel na mão pintando o rosto

Jovens costumam imitar colegas populares e ídolos, ou adotar até o estilo de um influenciador. Se abrem às influências e ficam atentos a coisas que vão de roupas à projeto pessoal, da aparência do corpo aos objetos e às pessoas que os cercam. Rapidamente incorporam gestos novos, um vocabulário diferente e um jeito novo de se vestir.

Quando um jovem fala de alguém, é comum ele focar mais nas suas impressões que nas informações da pessoa. Não se surpreenda se no final ele contar como esse alguém é parecido ou diferente dele. Isso é bem comum.

A força das influências no desejo de se parecer

Usamos semelhanças e diferenças para entender o outro e a nós mesmos. Isso não é problema se a comparação for um instrumento para observação. Entretanto, se você achar que precisa imitar um YouTuber para ser o cara no grupo, a experiência pode ser frustrante.

Parecido e diferente

influências
jovem com cabelo laranja e capuz rosa

Quando você sabe pouco de uma pessoa é difícil perceber os principais traços da personalidade dela. Por saber pouco mas simpatizar com o que vê nela, comete o erro de tentar preencher as lacunas de informação com suposições. É confortável pensar que ela tem atitudes parecidas e gostem das mesmas coisas que você. Isso é comum e é ruim, porque vira um jogo de adivinhação.

Quando nos abrimos às influências nem sempre estamos ligados no que importa. Ter atitudes parecidas com as do amigo; buscar um desempenho profissional parecido com o do colega; falar as mesmas coisas que o líder da equipe fala ou imitar o jeitão de um influenciador das redes sociais pode ser até bacana, mas não faz os outros admirarem você da mesma maneira que admiram o amigo, o colega, o líder da equipe ou o influenciador. Cada um reconhece cada um à sua maneira, seguindo seu próprio jogo de adivinhação.

Influências com objetivos bacanas

influências
três jovens, vestidas da mesma maneira com posturas e expressão semelhante.

Vale tentar se parecer com alguém? Entenda o que quer antes de incorporar o que chama tua atenção em alguém. Perceba o que está buscando ao imitar outras pessoas. Quando o intuito for: Repetir o sucesso ou a forma como um amigo se comunica com o resto da turma… “Dá ruim”.

Vale tentar se parecer com alguém? Saiba que você é o todo que comunica.

Você que está lendo é pai? Se transforme no pai parceiro e saiba o que muda o futuro do seu filho.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe uma resposta