Perfil selecionado X Perfil não selecionado

Muita coisa prevista para acontecer em 2025 já está acontecendo.

O Portal de Ideias criou um cenário de trabalho imaginário, para te mostrar porque é preciso desenvolver habilidades novas, antes impensadas para o perfil do profissional especialista.

perfil de pessoas em frente ao mapa dos continentes
perfil

Ok. Ainda não ficou claro onde vamos chegar? Continue lendo, você não vai se arrepender.

Uma empresa precisa encontrar alguém para preencher uma vaga num novo projeto. A pessoa vai desenvolver um trabalho específico no projeto, integrar uma equipe multidisciplinar com muitos especialistas. Juntos eles vão desenvolver o novo produto da companhia.

o perfil da inovação

As empresas estão desenvolvendo novos produtos a cada dia. Startups estão trabalhando novas maneiras para baratear serviços antes disponíveis para poucos. Para inovar ela precisa de muito conhecimento. Precisa dos especialistas.

São as novas tecnologias que suportam a indústria 4.0 que estão permitindo esses avanços e operando mudanças no universo do trabalho. O futuro está sendo construído hoje e o perfil do trabalhador buscado é especialista.

Quer exemplos? Busque por vagas e você vai se surpreender: Uma startup precisa de um histologista para treinar uma inteligência artificial para diagnóstico histológico. Outra, necessita de um radiologista para treinar uma IA no diagnóstico de imagens.

perfil especialista

Vamos ao nosso exemplo hipotético.

Uma empresa vai criar um produto ou um robô que embute uma inteligência artificial para auxiliar atletas em seus treinos.

perfil
trabalho especialista

Nesse caso, a empresa precisa da orientação do preparador físico especialista no treinamento de atletas em uma atividade esportiva.

Nesse cenário hipotético, o preparador físico, que sempre trabalhou no desenvolvimento de atletas será corresponsável pela criação do banco de dados que vai treinar a IA. E, provavelmente será responsável por formular as perguntas que ela vai responder.

o que mais…

Ele terá que trabalhar junto com profissionais de áreas que ele não faz a mínima ideia.

Projetos desse tipo precisam de especialistas de diversas áreas: Cientista de dados; engenheiro eletrônico; programadores; desenvolvedor de automação e robótica; um arquiteto de soluções; um engenheiro de teste; um médico do esporte; um analista de negócios…

clarear ideias e olhar pra frente

perfil
perfil do especialista

O profissional especialista tem o alto domínio do conhecimento de uma área específica. Normalmente o especialista tem perfil comportamental voltado para o trabalho minucioso. Preza o processo bem feito e tende ao perfeccionismo. Prefere trabalhar com regras claras e definidas. Gosta do que faz.

Costuma ser disciplinado, responsável e crítico.

Adota protocolos científicos para garantir a qualidade dos resultados. Por esse motivo, não se sente confortável em situações conflituosas, nem em situações nebulosas.

Me responda: Sabendo tudo o que você sabe, aceitaria entregar algo que não o seu melhor trabalho?

isso não vale no mundo corporativo

Esse perfil tende a achar que quando cada especialista faz o melhor trabalho, o sistema funciona o melhor possível. Saiba: isso não vale no mundo corporativo.

custo x qualidade

Fredy Kofman começa seu livro 1 da trilogia de metagestão comparando dois departamentos: o de qualidade e o de custos.

Quando profissionais especialistas na gestão de recursos fazem o trabalho perfeito, o produto costuma ter baixa qualidade e não alcança reputação no mercado.

Quando os especialistas do departamento de qualidade buscam excelência no produto, o custo é muito alto e o número de consumidores muito baixo.

novas habilidades para trabalhar

Vamos voltar ao nosso exemplo hipotético. Para criar seu produto para auxiliar atletas em seus treinos, a startup precisa de conhecimento especializado de ponta a ponta.

Para implementar seu produto num cenário econômico nebuloso ela precisa também dos especialistas em análise de mercado, que avaliam custos e viabilidade.

Trabalhar em projetos com equipes multidisciplinares que unem pessoas de diferentes áreas do conhecimento é difícil. É preciso aprender a enxergar o todo e o negócio. Enxergar os clientes. É preciso relativizar certezas, considerar outras análises e dividir responsabilidades.

Saber que as decisões compartilhadas podem mudar o futuro de uma empresa aumenta a pressão.  Para trabalhar sob pressão, a inteligência emocional fala mais alto.

Compartilhar a responsabilidade com outros profissionais de áreas distintas exige muito de cada uma das pessoas envolvidas. Em processos seletivos, o que determina a opção por alguém são outros critérios, cada vez mais importantes: habilidades emocionais e comportamentais e comunicação sem ruídos.

seleção por perfil

Como afirma Fredy Kofman, “É possível desenvolver uma nova maneira de pensar, sentir e agir que permita ao ser humano encontrar felicidade e segurança em um mundo onde as únicas constantes são a mudança e a impermanência.” .

Te inspirei?

Quer saber como pensa o profissional capaz de mudar o jogo dos negócios? leia o artigo: Game changer, o profissional visionário. Você vai adorar!

Nathália Tramontina CEO do Portal de ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe uma resposta