A importância do primeiro dia

A primeira impressão é a que fica?

primeiro dia quatro jovens se encontram na sala de aula .
primeiro dia

O primeiro dia muda a interação em ambientes de aprendizagem e define oportunidades. Neste artigo vamos discutir o impacto do que é registrado num primeiro encontro ou atividade. A percepção dos outros sobre você pode ser muito diferente da percepção que você faz de si. Isso também vale para a sua percepção das coisas.

Se prepare para o primeiro dia.

Relembre uma situação nova com gente nova. Uma situação onde não conhecia o professor nem seus novos colegas, por exemplo. Eu te pergunto: Você ficou ansioso para esse encontro? 

Me conte: Como se preparou para esse momento? O que você fez antes do primeiro dia?

Agora, relembre a primeira reunião com um grupo novo de trabalho. Pode ser até uma primeira reunião de trabalho virtual. Lembre-se do que você fez antes da reunião.  Lembrar desses momentos ajuda a entender o impacto do primeiro dia no curso que você fez ou no trabalho em grupo que você desenvolveu.

O impacto do primeiro contato

No primeiro dia de um curso, é comum o responsável fazer considerações sobre o conteúdo do curso ou sobre o trabalho que vai ser feito. Sem você perceber ele fez uma primeira leitura de você nesse dia. Mesmo que você não tenha dito nada, algo sobre você foi registrado por ele. A primeira impressão se baseou no que ele viu, no que você fez ou não fez, no que você contou. A percepção que o professor ou seu novo gestor teve de você pode ter sido muito diferente da percepção que você faz de si. 

A primeira impressão é a que fica?

As percepções registradas no primeiro dia são ajustadas à medida que os encontros se repetem. Se novas oportunidades não existirem, os ajustes não são feitos e a primeira impressão é a que fica.

E aí cabe a pergunta: Como temos uma primeira impressão sem conhecer ninguém?

Acredite. Você é capaz de formar uma primeira impressão sem se aprofundar num conteúdo, sem conviver com colegas. A primeira impressão de lugares ou pessoas estão associadas à memória de experiências anteriores que você viveu.

A memória guarda as sensações favoráveis e desfavoráveis de outras experiências e as traz para o novo momento. A primeira impressão é muito forte.

Jovens em novos ambientes registram tudo o que podem no primeiro dia. Fixam os detalhes de cada um dos presentes. Checam como o grupo interage, a idade e a experiência dos presentes e volta pra casa dizendo: gostei, não gostei  ou não gostei muito.

O  primeiro dia do jovem pode mudar tudo.

primeiro dia
Jovens reunidos para um trabalho em equipe em duas situações diferentes: posturas contidas e pouca participação; descontração e participação.

O jovem costuma ser menos preconceituoso e mais imediatista na interação pessoal. Rapidamente faz seus registros e instintivamente uma mágica acontece. Suas primeiras impressões do grupo e as primeiras impressões que cada colega tem do jovem definem a forma como a relação de pertencimento se inicia.

Uma primeira impressão, favorável ou desfavorável muda a comunicação com o grupo numa fase da vida onde os ambientes são oportunidades de desenvolvimento e aprendizado.

Prepare-se para passar uma boa primeira impressão

Tênis velho e furado sugerindo descaso. Sapato social no gramado e salto alto na piscina sugerindo inadequação.

Se você não não está nem aí para o primeiro dia é hora de começar a se preparar. As impressões formadas nesse primeiro encontro vão facilitar ou dificultar o entrosamento. Antes do primeiro contato com um novo curso, novo grupo ou novo cliente, saiba tudo o que puder sobre as atividades e sobre o lugar.

Busque informações sobre as pessoas que estarão lá e os objetivos do encontro. Entenda o que vestir para não errar feio.

Essa atenção facilita boas interações e dá tranquilidade para expor suas opiniões. O cuidado e a preparação para as novas interações mantém portas abertas.

Você que está lendo é pai? Se transforme no pai parceiro e saiba o que muda o futuro do seu filho.

Nathália Tramontina CEO do Portal de Ideias

Deixe seu comentário. Queremos muito te ouvir. Suas ideias nos alimentam.

Portal de Ideias – Onde uma ideia leva a outra.

Deixe uma resposta